A Educação precisa ser  luz renovada!

A Educação precisa ser luz renovada!

Espaços educacionais precisam se adequar completamente e se reestruturar de forma que atendam a todas as exigências sanitárias, para não correrem o risco de se tornarem ambientes com aglomerações e propagação do Coronavírus, mas sim, poderem oferecer o acolhimento necessário a todos os alunos que precisam voltar às aulas presenciais o mais rápido possível.

    Sendo assim, por que existe uma necessidade tão grande de adequação? O que muda nos ambientes educacionais nesse retorno após tanto tempo de paralisação das aulas presenciais em virtude da Pandemia? De que forma promover o reencontro de toda a equipe pedagógica e educacional com os alunos e suas famílias a fim de iniciarem uma nova jornada de construção da aprendizagem? 

    A Pandemia como consequência da existência do Coronavírus pelo mundo trouxe uma oportunidade muito grande de reflexão e tomada de atitude diferente sobre a relação humana e sua interação, pois mostrou o quão frágil é o mundo no que diz respeito a higiene e cuidados com a saúde. Havia, antes da situação pandêmica, uma forma de relacionamento, que não exigia tantos cuidados de uma pessoa em relação a outra. O mundo aprendeu o quão é essencial o uso, principalmente, do álcool em gel, e da máscara para viver e conviver de forma mais saudável a fim de cuidar da saúde pessoal e coletiva. Com esses cuidados, houve também uma conscientização e tomada de postura mais firme sobre os próprios cuidados, limitando uma interação com outra pessoa que não esteja adotando, em primeiro lugar, a proteção facial tão eficaz como é a máscara.

Com isso, limitar para se proteger e prevenir uma propagação em massa se tornou extremamente necessário a todos os seres humanos, para que a vida volte a uma “normalidade”, como condição a sobrevivência da espécie. Dessa forma, o retorno às aulas presenciais se faz fundamental e precisa acontecer seguindo todos os cuidados exigidos pelas autoridades competentes para regular o que e como deve ser o espaço educacional, para que haja o mínimo possível de propagação do Coronavírus.

Por essa razão, os espaços educacionais precisam estar adequados. Não tem como fugir disso e seria desumano forçar um retorno oferecendo um ambiente que esteja da mesma forma do começo do ano de 2020, quando o Coronavírus apareceu. Obrigar um reencontro entre profissionais da educação e alunos com suas famílias sem que tenha havido uma adequação e uma reforma das creches, escolas, universidades, enfim, de todo e qualquer espaço, é, no mínimo, desumano.

Dessa forma, a sociedade toda precisa estar alinhada nesse objetivo tão nobre que é a Educação. Educação que favorece o entendimento de que todos estão juntos a fim de transformarem sua própria realidade e, como consequência, a sociedade, por meio da construção de habilidades e saberes para a interação pessoal e social. E esse encontro só pode acontecer se e quando os espaços estiverem em ordem e completamente preparados à nova realidade educacional. 

Imagem destaque obtida por Download gratuito do site Pixabay acessado no dia 30/08/2021 pelo link abaixo:

https://pixabay.com/pt/illustrations/aprendendo-dica-escola-sujeito-3245792/ 

Compartilhar: