Harmonização: Cerveja e Pizza

Harmonização: Cerveja e Pizza

Todos sabemos que algumas das melhores noites são aqueles que passamos em uma mesa com seus melhores amigos e cervejas. São nessas noites que compartilhamos risadas e histórias, consumindo muita cerveja boa!

Temos também muitas noites divertidas em jantares com amigos e familiares, e uma das mais tradicionais opções de jantar descontraído envolve pizza, não é mesmo?

Então vamos lá, com uma grande variedade de cerveja e pizzas, vou sugerir algumas harmonizações bem interessantes.

Vamos começas com a tradicional pizza Margherita e uma Pale Ale.

Se você gosta de pizzas simples e tradicional, vamos de cerveja bem tradicional também, mas tradicional para os Ingleses e para as cervejas artesanais. A Pale Ale, na verdade, a English Pale Ale, um dos estilos mais antigos e tradicionais na Inglaterra é uma Ale, ou seja, cerveja com fermentação na superfície. Pale Ale vem da palavra inglesa Pale = pálido, fazendo referência a esse estilo que é mais claro que as outras Ales tradicionais, como a Brown Ale, mais escura. O sabor do malte é bem acentuado, conferindo um adocicado, lembrando o caramelo, e lúpulos bem herbais, deixando o estilo bem equilibrado.  Na Inglaterra temos três estilos de Pale Ales, as Ordinary Bitters, as Special Bitters e as Extra Special Bitter, a variação delas é a “qualidade” dos ingredientes, no teor alcoólico e são respectivamente mais encorpadas.

Falando na harmonização, o dulçor do malte complementa a massa assada e levemente torrada, e equilibra a acidez do molho de tomate. A leveza da cerveja ajuda a ressaltar o queijo muçarela, fazendo dele a atração principal do prato.   

Exemplos: Baden Baden 1999, Eisenbahn Pale Ale, Dama Bier ESB, Lund Pale Ale (é uma Pale Ale Belga, mas uma boa opção local), SP 330 Superstition (Uma American Pale Ale, outra opção local), Fuller’s London Pride, Fullers ESB, Goose Island Honkers Ale, Old Speckled Hen e Coopers Original Pale Ale.  

Agora, se você prefere pizzas tradicionalmente mais fortes, como a Pepperoni ou Calabresa, vamos de IPA, India Pale Ale. Uma cerveja também do tipo Ale, com um grande amargor, que dará um equilíbrio aos temperos e ao sal da carne embutida. As IPAs tem um grande teor de lúpulo, que confere (dentre outras coisas) o amargor a cerveja, que balanceia a experiência gastronômica. Tem um teor de álcool maior, que limpa o paladar para uma nova exposição aos sabores a cada garfada.

Exemplos: Colorado Indica, Invicta Six O’Clock, Pratinha Pratipa, SP 330 Californication, Lund India Pale Ale, Weird Barrel Fancy Burp, Walfanger German IPA, Meantime IPA, Fuller’s IPA, Brooklyn East IPA, Samuel Smith’s IPA, Sierra Nevada – Varias.  

Então, na próxima vez que estiver com fome, vai de pizza, e não esqueça de pedir a cerveja no lugar do bom e velho vinho. Você não vai se arrepender!!! Porque pizza em Ribeirão Preto combina é com cerveja!!

Saúde!

 

PS: Futuramente conversaremos sobre mais harmonizações com outros sabores de pizzas.

Compartilhar: