As campanhas do Leite Lopes

As campanhas do Leite Lopes

Proximidade de nova disputa municipal aquece discussões

As obras de ampliação e internacionalização do aeroporto Leite Lopes estão chegando à sua terceira eleição municipal. Uma novela de longo alcance. O debate já participou ao menos das disputas de 2008 e 2012, já que por volta de 2005 a discussão já existia.

Era naquela época, por volta da campanha de 2004, se dizia que o ideal seria reformar o aeroporto porque a construção de um novo levaria cerca de dez anos. Isso mesmo. Há mais de dez anos se discutia uma obra que ainda é discutida. Às vezes de forma acalorada.

Agora, tais obras que tendem a patinar voltam à agenda com personagens parecidos e interesses similares. A prefeita Dárcy Vera (PSD) tem cobrado as obras com a veemência que pode surtir resultados em ano pré-eleitoral. Ela sabe que o momento é bom.

Dárcy não poderá ser candidata no ano que vem, mas terá um aliado na disputa. Do outro lado está o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Logística e Transporte, Duarte Nogueira (PSDB-SP), candidatíssimo (embora ainda negue) à sucessão da prefeita.

Nesta segunda-feira, dia 26, uma reunião em São Paulo marcou nova discussão das obras. Para a prefeita, o governo paulista está com o cronograma atrasado. O secretário Duarte Nogueira acha que o atrasado é o governo federal.

Foi por isso que a reunião começou muito antes e terminou bem depois do encontro dos políticos e empresários, em São Paulo. Já pela manhã, antes de viajar, a prefeita Dárcy Vera postou no Facebook uma crítica – com característica de desabafo – ao secretário.

“Desnecessário o deputado Duarte Nogueira, que estava neste final de semana em Ribeirão, fazer tanta gente ir a São Paulo para se reunir com ele. Por que não recebeu a todos em Ribeirão já que estava aqui?”, questionou. Após a reunião, a prefeita disse ter feito uma “forte” cobrança das obras.

O secretário Nogueira respondeu com um vídeo, também postado no Facebook, aos questionamentos. Foi um esclarecimento, mas também um posicionamento de quem precisa de importantes votos na cidade.

“Da parte do governo do estado todos os compromissos por nós assumidos estão sendo cumpridos na linha do tempo. Nós vamos inclusive acelerar esse contato com a Secretaria de Aviação Civil, da qual nós aguardamos o projeto final para que possamos fazer a obra do mergulhão, em passagem inferior na avenida Thomaz Alberto Whately, aonde a pista vai ser deslocada”, registra parte da fala em vídeo.

Tomara que a do ano que vem seja a última campanha que o aeroporto Leite Lopes tenha espaço nobre na discussão. Que esta página possa estar virada para que outros temas importantes possam ser analisados.

REPRISE
A chocha pauta da Câmara Municipal desta terça-feira, dia 27, é um repeteco da lista de projetos da quinta-feira, dia 22. Isso porque, para blindar a Administração Municipal, parte dos vereadores deixaram o plenário na ocasião, numa manobra para encerrar a sessão e evitar a votação de um requerimento que convocaria o secretário municipal de Esportes e da Casa Civil, Layr Luchesi Júnior, para explicar a "trapalhada" dos Jogos Abertos do Interior.

NEM JOGOS, NEM AULAS
Pra lembrar do assunto. A Justiça proibiu o fechamento de escolas, para alojamento de atletas no período dos jogos, e a Prefeitura desistiu de sediar a disputa. Os jogos foram embora da cidade, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) reformou a decisão e as escolas estão sem aulas.

SEM EXPEDIENTE
Repartições públicas municipais não funcionam nesta quarta-feira, dia 28, quando se comemora o Dia do Servidor Público. Os serviços serão prestados em esquema de plantão. Houve até movimento para que o feriado fosse transferido para sexta-feira, mas a prefeita Dárcy Vera (PSD) decidiu manter a data em função de serviços já agendados, principalmente nas unidades de saúde.

GATOS PINGADOS
Dois vereadores – Coraucci Netto e Genivaldo Gomes (ambos do PSD) – participaram da segunda audiência pública para discutir o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), na noite desta segunda-feira, dia 26, na Câmara Municipal. De público, uma meia dúzia de assessores dos próprios parlamentares.

NEM OS VEREADORES
Genivaldo é presidente da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle, que convoca a audiência, para cumprimento de artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal. O vice-presidente da Comissão, Saulo Rodrigues (PRB) não estava presente, assim como os outros três membros Gláucia Berenice (PSDB), Marcos Papa (Rede), Capela Novas (PPS). Gláucia e Capela estiveram em São Paulo na reunião discutiu as obras do aeroporto.

ELA DISSE
“Mais uma vez o secretário reapresentou o projeto sem apresentar novas datas”
Dárcy Vera (PSD), prefeita de Ribeirão Preto, referindo-se ao secretário estadual de Logística e Transporte, Duarte Nogueira (PSDB-SP), sobre as obras de ampliação do aeroporto Leite Lopes.

Compartilhar: