Sessões insuportáveis

Sessões insuportáveis

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto tem se esmerado em piorar as sessões ordinárias

Está ruim e pode piorar. A proximidade das eleições tem levado á piora significativa das sessões da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Há muito medo com as palavras, os votos, as ações. O resultado são pautas de votação ridículas que leva muito gente a concordar com o movimento “Troque os 22 vereadores de Ribeirão Preto”.

Quem acompanha as reuniões às terças e quintas, por dever de ofício ou por cidadania, sabe do que estou falando. As pautas estão recheadas de homenagens, nomes de ruas, títulos e projetos que não têm o condão de beneficiar toda a cidade, como deveria ser.

É triste ver um parlamento que custa mais de R$ 5 milhões por mês fazer de conta que não há problemas na cidade. Que as sessões solenes de entrega de títulos têm mais importância que as sessões ordinárias.

Sim, é exatamente essa que a Presidência da Câmara passa quando é preciso falar pouco e votar logo porque, em seguida, haverá sessão solene. Foi assim nesta quinta-feira, 17. Foi assim em outras ocasiões, onde os vereadores foram pressionados a resumir seus discursos para a entrega de títulos. Uma vergonha.

As sessões das 18h parecem novelas da Globo. Começam perto das 19h. Por força regimental, a sessão é aberta perto das 18h, mas é suspensa para que os nobres vereadores possam lanchar na copa do Legislativo. O retorno sempre ocorre depois da 18h30, quando a sessão é reaberta.

Nesta quinta-feira foi um pouco pior. A sessão foi reaberta perto das 19h e foi suspensa novamente para uma reunião na sala da Presidência. A reabertura só ocorreu após as 19h30. Às 19h47 os vereadores votavam um requerimento para tramitação de uma CPI. Só depois foi iniciada a Ordem do Dia.

A esta altura, no entanto, as galerias da Câmara já recebiam os convidados para a sessão solene das 20h. E o presidente apressando os vereadores para falarem menos, passando a impressão que a sessão ordinária é uma obrigação dolorosa.

Para ajudar, quem organiza a pauta da Casa conseguiu listar projetos de 2012 e 2013 já obsoletos que acabaram retirados pela autora. E tem sido assim. Nome de rua quase nunca falta. Inclusão em calendário, também não. E os famosos títulos de cidadão.

Senhores vereadores, se não for por respeito, que seja pela busca do voto mesmo. Tenha dó dos espectadores, telespectadores e da população da cidade como um todo.

Produzam um pouco mais. Façam jus a seus subsídios e à paciência da imprensa que tem que acompanhar seus trabalhos.

NÃO ME ENGANA
O vereador Genivaldo Gomes (PSD), líder do governo na Câmara Municipal, disse que apoia a investigação, ao falar da votação do requerimento de tramitação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que foi aprovado. Genivaldo deu a entender que votou a favor da matéria, mas seu nome não aparece no mapa de votação da Casa. Nem no painel eletrônico. Apoiar sem votar é fácil.

SEM OPINIÃO
Também deixaram de votar, mesmo estando no plenário os vereadores André Luiz da Silva (PTN), José Carlos Oliveira, o Bebé (PSD), Evaldo Mendonça , o Giló (PTB) e Waldyr Villela (PSD). É estranho que eleitos pelo voto se abstenham de votar. Principalmente quando está em jogo a investigação do péssimo atendimento na rede municipal de saúde. Não devem ter opinião formada sobre a necessidade ou não da investigação imediata. Ou coisa pior.

Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: