A demora na análise de aposentadorias do INSS

A demora na análise de aposentadorias do INSS

Segundo o próprio INSS, o sistema da previdência ainda não foi alterado para analisar as solicitações de acordo com as novas regras.
Todo mundo que solicitou a sua aposentadoria após a promulgação da Emenda Constitucional (13 de Novembro de 2019) está com o pedido simplesmente PARADO.

Sem previsão de alta
O INSS ainda não se manifestou sobre qual será a data em que o sistema estará atualizado.
Para as pessoas que fizeram o pedido de aposentadoria segundo as regras antigas, a situação é menos pior, apesar a imensa demora, a análise desses benefícios não está paralisada.

Medidas absurdas
O Governo federal anunciou que convocará 7 mil militares da reserva para reduzir o estoque e acelerar o acesso a benefício. Além disso, irá realizar concessões automáticas.
O fato de não ter o sistema atualizado, por si só, já é um absurdo.
Porque não colocaram um prazo maior para as novas regras começarem a valer?
Além de retirar e dificultar direitos do trabalhador, estão impedindo que eles acessem estes direitos.
Se não bastasse, a análise por militares e a concessão automática é um completo descaso com o dinheiro público, com os próprios servidores do INSS e principalmente com o trabalhador, que terá seu direito analisado por pessoas despreparadas.

Fique esperto
A fila de espera para análise de benefícios do INSS é grande e muitas pessoas são prejudicadas pela demora da análise dos benefícios.
Vale lembrar, caso o Governo não saiba, que a aposentadoria tem caráter alimentar, ou seja, é usada para despesas mais básicas e essenciais do trabalhador e de sua família. Trata-se de um direito, não de um favor.
A pessoa que se sentir prejudicada em razão do excesso de atraso do INSS tem direito de ingressar com uma demanda judicial para obrigar ao INSS a analisar a sua solicitação.

Compartilhar: