INSS para quem trabalha por conta própria

INSS para quem trabalha por conta própria

A pessoa que trabalha por conta própria, sem prestar serviços para empresas, deve contribuir para a previdência.
Diferentemente das donas de casa, estudantes e desempregados, o trabalhador autônomo (individual), não pode escolher se quer pagar ou não – a Lei é clara: Quem trabalha tem que pagar o INSS.

Como pagar?
O pagamento deve ser realizado mensalmente, por meio da guia gerada no endereço eletrônico da Receita Federal ou por meio de carnê, que pode ser adquirido em papelarias e preenchido manualmente.
O recolhimento deve ser feito até o dia 15 do mês seguinte àquele a que a contribuição se refere. Ou seja, uma contribuição referente a novembro, por exemplo, deve ser feita até 15 de dezembro; uma contribuição referente a dezembro, até 15 de janeiro; e assim sucessivamente.

Qual o valor?
O valor a ser pago pelo contribuinte individual é o corresponde a 20% sobre os ganhos com o exercício de sua atividade por conta própria, respeitados os limites mínimo e máximo da previdência.

Fique esperto
Se abrir mão do benefício da aposentadoria por tempo de contribuição, poderá optar por contribuir pelo Plano Simplificado, com alíquota de 11% sobre o salário mínimo.
Para saber mais sobre como pagar, clique aqui.

Mais notícias
Para ficar por dentro de tudo que acontece na Previdência, acesse meu Facebook clicando aqui.

Compartilhar: