INSS passará a fazer perícias via internet

INSS passará a fazer perícias via internet

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho anunciou que algumas perícias médicas do INSS passarão a ser realizadas online a partir de hoje (16 de novembro).

Como vai funcionar
O INSS firmou um Termo de Adesão com algumas empresas que irão participar dos testes iniciais de realização de perícias médicas com uso da telemedicina.
O trabalhador que quiser realizar a perícia médica online deve certificar-se que a empresa em que trabalha participa do projeto.
A empresa disponibilizará um médico que acompanhará o trabalhador na perícia virtual e que realizará todos os procedimentos indicados pelo perito médico da previdência, mas não poderá intervir nas questões e orientações feitas diretamente ao trabalhador.
Por fim, o Médico do INSS poderá decidir de três formas: negar ou conceder o benefício, bem como solicitar que o trabalhador compareça a uma agência do INSS para melhor análise.

Não agradou a todos
A nova modalidade de perícias online não agradou a todos, principalmente os peritos médicos, que por meio da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para frear tal medida.
No entanto os médicos não tiveram sucesso e saíram vencidos no STF.
 
Fique esperto
Caso o trabalhador discorde da decisão do INSS ele sempre pode buscar seus direitos na Justiça, inclusive sem o auxílio de qualquer profissional.

Compartilhar: