O que fazer diante da Reforma da Previdência

O que fazer diante da Reforma da Previdência

Primeira coisa: Não precisa sair correndo como louco para pedir a aposentadoria.
As regras para concessão de aposentadoria sempre mudaram.
Foi e sempre será assim.
São tantas as mudanças nas regras da aposentadoria que as pessoas acabam se perguntando se vale mesmo à pena continuar pagando o INSS.

Quem está prestes a aposentar
Essas são as pessoas que estão mais preocupadas com a reforma da previdência.
Mas também não tem muito o que fazer. Não adianta se martirizar com situações futuras e incertas.
O ideal é saber quanto tempo de serviço possui para ter certeza se eventual mudança na lei vai, de fato, lhe ser aplicada.
Para saber isso existem vários aplicativos gratuitos que permitem elaborar um cálculo de tempo de serviço. Sugiro esse, que é gratuito e muito completo: acesse www.tempodeservico.com.br.
Quem já preencheu todos os requisitos necessários para se aposentar (idade, tempo de serviço, carência, enfim, tudo) não tem com o que se preocupar, pois estão protegidas pelo “direito adquirido”.
As pessoas que têm direito adquirido podem ficar totalmente despreocupadas e assistir o que vai acontecer tranquilamente.
Sugiro apenas que tenha certeza se tudo realmente está certo, pois na hora da aposentadoria surge aqueles probleminhas que poderiam ser consertados com calma.

Quem já está contribuindo mas ainda está longe da aposentadoria
Muitas pessoas nessa situação questionam se vale a pena continuar contribuindo para o INSS.
Certamente que vale e, alguns trabalhadores sequer tem o luxo de se fazer esta pergunta, pois são obrigados a pagar a previdência social.
As pessoas que exercem alguma atividade remunerada, como empregadas ou por conta própria, são obrigadas a pagar a previdência.
Os empregados são descontados no próprio holerite.
Quem não é empregado tem a retenção da contribuição na fonte ou devem recolher mensalmente a contribuição. E se não pagar, a Receita Federal cobra...

Jovens
Para as pessoas que ainda estão longe da aposentadoria o primeiro passo a ser dado é saber exatamente quando irão se aposentar.
Para tanto, utilize esse site: www.tempodeservico.com.br.
Quanto mais cedo começar a planejar, melhor será o resultado final.
Somente sabendo quando irá se aposentar é que o cidadão pode saber como sua aposentadoria será calculada e quanto vai receber.

Fique esperto
Não existem situações iguais na previdência social.
Copiar o planejamento de um amigo, de um vizinho ou colega de trabalho é o primeiro passo para que tudo dê errado.
Fique esperto.

Compartilhar: