Voluntários do Sertão: Transformando vidas

Voluntários do Sertão: Transformando vidas

r. Leonardo, Prefeita de Una Sra. Diane, Hilário Júnior e Hilário Neto

Voluntários do sertão é um projeto social, com ação anual e objetivo de promover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado com acompanhamento dos indicadores de transformação social.
A 14ª Edição do projeto foi realizada este ano no município de Una, no estado da Bahia, e contou com uma equipe de voluntários composta por médicos de várias especialidades, dentistas, enfermeiros, advogados, psicólogos, pilotos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos e populares de boa vontade.
Os principal critério de seleção da cidade que receberá o mutirão da Saúde e Cidadania é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que deve ser inferior a 0,6.


Advogados em um projeto social?

Pois é, a princípio não sabíamos o que iríamos encontrar e nem mesmo como poderíamos contribuir. Foi a primeira vez que o projeto contou com advogados em seu corpo de voluntários. Além de mim, Hilário Bocchi Júnior e Leonardo Barbosa Moreira compuseram a equipe.
Mas tínhamos a certeza de que de uma forma ou de outra poderíamos ser úteis, pois para os que pouco tem, qualquer coisa é muito.


A realidade social de Una

Una
Sabíamos que encontraríamos uma população muito carente, mas não imaginávamos que estaria tão desprovida de informação acerca de seus direitos previdenciários e trabalhistas.
O acesso à justiça, direito fundamental reconhecido pela Constituição Federal, é uma realidade literalmente distante, pois a Justiça Federal mais próxima fica há 90 km de distância, em Ilhéus.
Dessa forma, com a negativa de qualquer direito pelo INSS que fica a 75 km, em Canavieiras, somado com a baixa renda da população e impossibilidade de locomoção, o segurado desistia de um benefício que, na maioria dos casos, efetivamente possuía direito.


Nossa pequena contribuição

Boas vindas
No sertão da Bahia pudemos ajudar as pessoas que precisam com um pouco de nosso conhecimento de direito, muita atenção e muita dedicação.
Mas também aprendemos algo que dinheiro nenhum paga: Não há recompensa melhor do que um sorriso, um muito obrigado e um brilho nos olhos.
Ao final de cinco dias de intenso trabalho, eis o resultado do pouco que pudemos fazer:
- 42 novas aposentadorias.
- 342 pessoas em palestras.
- 295 análise de casos concretos.
- 131 encaminhamentos para benefícios imediatos.

una
“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”. - Franz Kafka

Confira outras fotos da 14ª edição do Voluntário do Sertão em meu Facebook.

Compartilhar: