A sociedade de porcos-espinhos

A sociedade de porcos-espinhos

Diz a lenda que um rebanho de porcos-espinhos pastava nas montanhas geladas da Sibéria e cada qual procurava se aquecer de alguma forma, pois de maneira solitária morreriam de frio. Então, de forma instintiva, se uniam para absorver o calor do corpo dos companheiros e desta forma reduzir o frio congelante.

Ocorre que eram porcos-espinhos e, ao tocar no companheiro, ambos se feriam, então, se afastavam para aliviar a dor e voltavam a sentir frio.

Até que descobriram uma distância ideal: se aproximaram de novo, não muito longe, pois iriam sentir frio, nem perto demais a ponto de se machucarem, mas o suficiente para aproveitar o calor uns dos outros.

Assim é um ambiente de empresas, ou uma sociedade empresarial. As pessoas são diferentes, elas têm suas crenças, seus valores, suas convicções, e normalmente estão em constante disputa pelo reconhecimento, almejando um destaque em qualquer que seja a posição que ocupe.

Pior, muitas vezes essas pessoas assumem um personagem no ambiente de trabalho se relacionando com os demais colegas, mas nunca sendo autêntico, apenas desempenhando um papel suficiente para interagir com o grupo de trabalho.

Por incrível que possa parecer, tal comportamento também se dá no convívio dos sócios, ocorrendo situações em que um deles será voto vencido e terá que engolir sua frustração, supostamente para o bem do grupo.

Você não precisa morrer de amores por seus companheiros de trabalho, também não pode se manter afastado das operações ou do cotidiano e se tornar alienado, então, encontre uma distância ideal para absorver calor sem se ferir.

Hoje em dia, os talentos humanos é que fazem a diferença nas empresas, pois tudo mais pode ser comprado, mas os verdadeiros talentos são questionadores, com boa formação e bons argumentos.

Diante disso, a empresa deve facilitar o relacionamento das equipes para que todos deem o melhor de si, em prol da instituição, sem se ferir ou morrer de frio. 

José Rita Moreira
Sócio-diretor
BLB Brasil Auditores e Consultores 

Compartilhar: