Aquecimento Global

Aquecimento Global

O ecossistema está comprometido pela ação nefasta do homem. O IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) indica que as temperaturas aumentarão em torno de 5ºC em nosso País até o final deste século. Este considerável aumento de temperatura é resultado do AQUECIMENTO GLOBAL e da emissão de gases do EFEITO ESTUFA.

Mas, o que é EFEITO ESTUFA?

É um fenômeno natural de aquecimento da Terra - para manter a temperatura do planeta nas condições de sobrevivência! Os raios do Sol quando emitidos à Terra seguem dois destinos: 65% destes raios são retidos na superfície do planeta, absorvidos e transformados em calor (mantendo o planeta quente); 35% são refletidos e direcionados ao espaço em forma de radiação infravermelha.

Os gases estufa agem como isolantes, absorvendo parte da energia – formando um tipo de “cobertor” em torno do nosso planeta. Sem isso, nosso planeta esfriaria muito, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais – a radiação refletida pela Terra se perderia totalmente!

Mas, então qual é o problema ? O problema é o aumento na concentração de gases emitidos na atmosfera!

A queima de combustíveis fósseis e florestas, o desmatamento, a emissão dos gases pela ação das indústrias...vêm contribuindo no aumento significativo da concentração dos gases do efeito estufa que ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. O excesso está fazendo com que parte desses raios não volte para o espaço, provocando uma elevação na temperatura de todo o planeta – o conhecido AQUECIMENTO GLOBAL.

A camada destes poluentes (elevada concentração) é visível nas grandes cidades. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera o que potencializa os problemas no nosso planeta.

Os problemas que afetarão nosso planeta, caso isto persista, serão muitos: extinção de ecossistemas e espécies animais/vegetais; derretimento de geleiras, furacões, maremotos, enchentes serão mais intensas, alterações climáticas influenciarão de forma negativa na agricultura de diversos países – consequentemente reduzindo a produção de alimentos; alagamento de ilhas e regiões litorâneas...etc.

ONGs (Organizações Não Governamentais) e governos de diversos países já estão se mobilizando para que a redução da poluição ambiental e emissão de gases na atmosfera sejam concretas e eficientes. O Protocolo de Kyoto (1997) prevê a redução de gases para os próximos anos. Em 2014, os EUA junto com a China (maiores poluidores do mundo) assinaram um acordo com metas mútuas, voltadas para a redução da emissão dos gases geradores do efeito estufa. Em Bali (2007) autoridades de diversos países começaram a definir medidas para a redução da emissão de gases poluentes. Em 2014, o IPCC emitiu um relatório afirmando que as emissões devem parar de crescer em cinco anos (até 2019), serem reduzidas para 70% até 2050 e reduzidas a zero até 2100.  

Como podemos ajudar?

Em um artigo publicado por Jaqueline Núbia de Queiroz da Universidade Federal de Campina Grande, descreve 27 atitudes simples que, se efetuadas, reduzirão o aquecimento global. Confira:

 https://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=5304

 Contribuir com o planeta é um dever de todos!

Compartilhar: