Ecoturismo

Ecoturismo

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”. (Johann Goethe)

Foto de Régis Agostinho
“Ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”. (Ministério do Turismo)

A modernidade contemporânea via “mundo de telas” atrofia as pessoas cada vez mais a se pautarem em “status” de valores artificiais. A integração e o contato com a natureza vêm se perdendo, tendo em vista a destruição ambiental em massa que causamos e que vem demonstrando graves consequências decorrentes do nosso descuido e depredação.

A falsa ilusão de uma vida melhor baseada no artificialismo dá a irreal impressão de realização. É raridade alguém parar para observar uma ave, uma árvore...dá até a ideia de “louco”. Hoje em dia, nada de sujar os pés na terra, tomar chuva, subir em árvore...isso tudo deve ser evitado! Rejeitamos a convivência com nossa própria morada. Nos desvinculamos do que fazemos parte e do que somos. Esta patética realidade cada vez mais intensa está tornando o homem mais insensível e desprovido de sentimentos.

Contrapondo a isso tudo, Regis Agostinho em 2010 implantou a ideia de proporcionar às pessoas um contato direto com a natureza ao idealizar a Roteiro Legal. De forma diferenciada sua viagem começa na tela do computador! “Aqui você conhece pontos turísticos através de vídeos produzidos em uma linguagem nova, para que você possa mergulhar nos detalhes e fazer a escolha perfeita para sua viagem” (Roteiro Legal). A Roteiro Legal produz filmes dos principais empreendimentos turísticos e hoteleiros, produções audiovisuais com equipamentos de alta resolução por profissionais qualificados nas áreas de TV e cinema.

Cavalgadas, cachoeirismo, rafting, rapel, arvorismo, off road são alguns exemplos das várias opções de ecoturismo disponível bem perto de você!

 A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico.

A riqueza ambiental disponível na natureza não é apenas para mera visão. Estamos integrados como essência biológica e nossa relação apocalíptica terá um efeito concreto em nossas atitudes. Estamos fabricando um fim catastrófico e se não nos humanizarmos e voltarmos à essência...perderemos tudo...e nos perderemos..

Cuidamos melhor do que conhecemos.
Quando conhecemos nos sensibilizamos.
E queremos proteger.
Proteção leva à conservação.
E nasce o respeito!
Respeite-se como ser biológico e não robotizado!
Desfrute do que nos é oferecido. Do que é verde.
Cheire, toque, respire fundo!
Nade! Tome uma chuva ainda que se resfrie.
Acostume-se com pés descalços.
Sinta a natureza bela e simples. Deixe o vento ventar.
Incontestável realidade que ninguém recria.
Obra de arte esculpida pelo dedo de Deus!

 https://www.roteirolegal.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Roteirolegal/266657230120872?fref=ts


Compartilhar: