A história do Karlinhos

A história do Karlinhos

Da série “CAUSA ANIMAL”

Ele chegou ainda bebê. Magro, assustado, medroso, carente, cheio de fome e de verme. Suas orelhinhas eram grandes demais e quase cobriam seus olhos negros ainda sem brilho. A brancura de sua pele apresentava algumas manchas avermelhadas decorrentes de uma alergia. Matou a fome e tomou banho. Foi levado ao médico e tratado com tudo que precisava. Rapidamente ele foi se acostumando com a nova família. Tornou-se forte e cheio de saúde.

Vamos conhecer um pouco mais desse cãozinho “figura” que faz o maior sucesso por onde passa.

O Karlinhos não era o Karlinhos – era o “pirata” – nome provisório dado pelas protetoras de animais que resgataram o Karlinhos das ruas. Não deu nem tempo de ser tratado pelos médicos, pois, logo foi adotado. Ele não ficou muito tempo nas ruas, mas, foi tempo suficiente pra que o trauma do abandono fosse diagnosticado pelos veterinários como “síndrome da solidão” – é um medo de ficar sozinho. Também soubemos que ele é albino, tem a pele sensível e por isso toma banho com shampoo neutro. 

Dócil, brincalhão e com algumas peculiaridades – se espreguiça o dia todo, ronca, é todo atrapalhado, ciumento, tem medo do barulho do micro-ondas e tem um pouco de chulé. Se ele sentir que sua família está sob alguma ameaça, toma uma postura imponente de latido forte que assusta quem passa pela calçada. Tornou-se um guardião que “bota a banca” quando é preciso. Dizem que ele é uma mistura de Perdigueiro com Dálmata... conhecido como SRD – Sem Raça Definida.

O Karlinhos hoje é um cão feliz! Tem até convênio médico! O tratamento é VIP pra ele que despertou em sua família sentimentos de amor, conscientização, compaixão por todos os animais perdidos e tratados com descaso.

Mas, infelizmente muitos não têm a sorte que ele teve.

O abandono em condições de risco, animais desnutridos, doentes, cegos, incapacitados, muitas ninhadas em situação de saúde extrema, apenas são algumas situações que as Protetoras de Animais enfrentam. A falta de ajuda, o descaso, a impotência muitas vezes impossibilita resgates e tratamentos aos pobres animais.

Vamos pautar a primeira matéria da série “CAUSA ANIMAL” citando algumas ONGs (Organização Não-Governamental) que realizam um trabalho árduo em Ribeirão Preto pra que você possa COLABORAR.

1)      Figurinhas ONG de Proteção Animal - Desde 2013 trabalha no resgate, recuperação da dignidade do animal, vacinação, aplicação de vermífugo, tratamento de eventuais doenças, exames, alimentação adequada, etc. Os animais aguardam adoção responsável nos LT (Lar Temporário). Os animais são tratados antes da doação. Contato: Fernanda Faria Nishimi. Celular: 16-98102-9002 – Ribeirão Preto. https://www.facebook.com/ONGFigurinhas

 2)      Associação Cãopaixão - Ribeirão Preto/SP - Fundada em 2009 por protetores de animais que se uniram com a finalidade de melhorar a vida de cães e gatos que foram maltratados e/ou abandonados. Tem como objetivo olhar pelos animais que estão no Centro de Controle de Zoonoses, divulgar e defender a Guarda Responsável e legal dos animais por meio de campanhas de conscientização. Promove a adoção dos animais da ONG e do CCZ que estejam devidamente identificados, vermifugados, vacinados e castrados e ainda, socializados para se juntar a uma nova família. Acompanha essas adoções de forma a garantir o bem estar dos animais em sua nova casa. Orienta, ajuda e é facilitador para pessoas que queiram proteger e ajudar. Hoje tem 25 cães e aproximadamente 13 gatos sob sua tutela em hotéis, clínicas ou lares temporários. Não possui abrigo, por isso não recolhe animais.
https://www.facebook.com/caopaixao
https://caopaixao.org.br/

Parte da carta de apresentação da Figurinhas ONG de Proteção Animal que é um apelo de todas as ONGs:

“Um dos atos mais importantes que são executados com animais que resgatamos adultos é a castração. Apenas adultos são castrados, pois filhotes só podem ser castrados depois de 5 ou 6 meses. A castração serve a diversos fins, sendo que os mais evidentes são evitar proliferação de animais abandonados e evitar doenças. Estudos mostram que o animal castrado antes da maturidade sexual tem redução aproximada de 95% em relação ao risco de câncer de mama, escrotal ou de próstata. Para uma melhor noção de como castrar é importante “uma cadela ao lado de suas crias podem gerar um total de mais de 60 mil animais ao longo da vida. Nos casos dos gatos, os números são ainda mais alarmantes, pois o animal juntamente com suas crias podem gerar mais de 400 mil filhotes”.

Respeito quem não gosta de animais e certamente não quer ter um. É direito seu. Pois bem, não tenha! Os gastos são necessários – ração, vacinação, eventuais exames, etc. Aos que querem adquirir um animal de estimação, pesquise antes pra não se arrepender depois. E aos que já possuem, recomendo que cuide e trate-o com respeito. ABANDONAR ANIMAIS NÃO É UMA OPÇÃO! Caso você não tenha condições ou não quer mais continuar com o animal, dê pra uma família que vai cuidar dando suporte digno, mas, NÃO ABANDONE! Quanto aos maus tratos, a questão é tão absurda que abordaremos melhor nas próximas matérias.  

Os próximos posts da série “CAUSA ANIMAL” trará assuntos de responsabilidade social como exercício de consciência ecológica, educação e políticas públicas com apoio das ONGs parceiras na luta pela conscientização.

Os dados relacionados à ONG Figurinhas foram obtidos de uma publicação do CCZ de Piracicaba via internet. 

As fotos abaixo são alguns peludinhos que estão disponíveis para adoção.

Compartilhar: