I Jornada Científica - Ciências da Natureza

I Jornada Científica - Ciências da Natureza

Jovens do Centro Educacional Marista Ir. Rui criam comissão de Jovens Educadores Ambientais

O Centro Educacional Marista Ir. Rui desenvolveu no ano passado a I Jornada Científica, promovida pela área da Ciências da Natureza, norteado pelos princípios socioambientais delineados nos valores da Campanha da Fraternidade 2017: Biomas brasileiros e defesa da vida. O encontro contou com a participação da ‘Comissão de Jovens Educadores Ambientais’, criada em maio do mesmo ano, no qual enriqueceu os debates para que os educandos possam refletir sobre as questões ambientais junto às turmas do Ensino Médio, com ações na unidade e no bairro Parque Ribeirão Preto.

Com o tema “Justiça social e ecológica: caminhos para a transformação”, a I Jornada Científica contou com a participação de educandos e educadores, estendendo esse diálogo à comunidade local, dentre outros convidados.

A jornada científica nasceu de diversas discussões e proposições, em parceria com os educandos do Ensino Médio, na execução do Projeto Guaraci, com o objetivo de fomentar e promover o posicionamento crítico frente às questões relacionadas a problemática ambiental, buscando despertar sentidos de ressignificação do espaço escolar, ampliando esse sentimento ao território local.

“O projeto estimulou a autonomia e o protagonismo juvenil e mostrou para eles a importância de discutir sobre o meio ambiente”, explica Karla Stropa Goulart, docente de biologia.

Uma das ações da Comissão culminou na elaboração do manifesto da comunidade acadêmica, que será encaminhado ao COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

No documento, a Comissão reivindica os serviços de Coleta Seletiva e instalação de Ecopontos em todo o Complexo Parque Ribeirão Preto, tendo em vista que estes serviços já são oferecidos no município, mas restrito a apenas alguns bairros.

A ação está atrelada a um dos principais objetivos do projeto “Guaraci”, que foi promover a participação política dos educandos nas mais diversas instâncias, sobretudo, nas questões relacionadas com a questão ambiental a nível local e global.

 “O objetivo foi alcançado de forma satisfatória, uma vez que temos hoje jovens que discutem tais problemáticas com elevado nível de criticidade e que, muito provavelmente, agirão de forma autônoma frente a essas questões, visando transformar a realidade, afirma Liliane Samira Becari Nogueira Domeneghi, articuladora da área da Ciências da Natureza e docente de química.

De acordo com as docentes, é perceptível que a crise ambiental é a parte visível de uma crise muito maior – a da própria civilização. “Embasados nesse contexto, eventos como este norteados pelos princípios e valores Maristas, empoderam os educandos para que reflitam acerca das problemáticas abordadas”.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância.Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 24 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br


Informações para a imprensa:

Lead Comunicação

(11) 3168-1412
Cíntia Gomes –*[email protected]

Cibele Lima – * [email protected]

 

Siga o CEM Ir. Rui pelo facebook: 

https://www.facebook.com/Centro-Educacional-Marista-Ir-Rui-615114041856316/?ref=br_rs

 

Compartilhar: