A natureza dentro de casa – Os mini jardins

A natureza dentro de casa – Os mini jardins

Em meio ao concreto em que vivemos cercados há pouca vida e por vezes não nos damos conta que a energia primária que obtemos vem da natureza. Quem não se sente bem ao respirar um ar puro e contemplar belezas naturais como rios, lagos, montanhas, florestas, cachoeiras e praias?  

No século XIX, o médico inglês Nathaniel Ward, realizou um experimento colocando pupas de borboletas em uma caixa de
Nathaniel Bagshaw Wardvidro fechada com a intenção de observar a metamorfose dos insetos.

Porém, o que surgiu deste micro-ambiente foram espécies de plantas que sobreviveram encapsuladas por muito tempo. Com base nisso, esse sistema autossuficiente foi nomeado Caixa de Ward, sendo que este antecede, portanto, os modernos terrários que hoje são feitos.

A proposta, em nosso mundo contemporâneo, é trazer a natureza para perto. Recriar paisagens por meio de cenários montados com a junção de plantas, conchas, pedras, por exemplo, agregam a força e energia dos elementos, proporcionando com isso bem estar sutil. São ótimos para pequenos espaços e dão vida ao ambiente. Além de lindos, práticos e fáceis de cuidar, podem durar anos.

Os mini jardins podem ser feitos com plantas suculentas, cactos e espécies de clima úmido. Os cactos e as suculentas acumulam muita água, por isso, não necessitam de muita rega e manutenção, além de crescerem rapidamente se propagando facilmente.

Os sistemas fechados recriam um mini ecossistema autossustentável, também chamado de terrário. A água entra em ciclo e quase não tem necessidade de rega.
















Além de objetos de decoração, nos levam a observar como é o funcionamento de um ecossistema e enaltecer a grandeza da natureza e de todo um universo em um simples vasinho. 

 

Compartilhar: