Natureza e Ambiente

Natureza e Ambiente

“A sociedade, produtora de riscos, torna-se crescentemente reflexiva, o que significa dizer que ela se torna um tema e um problema para si própria.” (Jacobi, 2005,p. 234)

 Noite estrelada de Vincent van Gogh

A preocupação com as condições de vida na Terra é constante. As dificuldades em lidar com as questões ambientais como o efeito estufa, aquecimento global, poluição, são sintomas do descontrole e acomodação humana. A relação entre homem e natureza causa conflito de interesse claro ou oculto diante do que pode ser “viável” aos envolvidos na (des)problematização das questões.

Aspectos de Educação Ambiental vêm sendo apresentados na formação de professores que visam a construção de fundamentos filosóficos sobre o assunto. O fato é que a relação entre homem e a natureza não pode ser negligenciada ao reaver a problemática ambiental, sendo esta, assunto de relevância discutido na e pela sociedade.

Ingold diz que o conceito de ambiente não dever ser confundido com o de natureza. O autor sugere a distinção entre ambiente e natureza como sendo o que corresponde à diferença de perspectiva entre vermos a nós mesmos como seres dentro de um mundo e como seres sem ele, ou seja, temos a tendência de pensarmos a natureza como algo externo. Esta condição de externalidade não só está relacionada à humanidade como também à própria história. Os ambientes passam a existir e a se conduzir pelo processo de transformação durante toda nossa vida, sendo que nós o moldamos assim como eles nos moldam, sendo eles próprios substancialmente históricos.

                Segundo Leff (2000ª), o ambiente se contitui como um sistema produtivo fundado nas condições de estabilidade e produtividade dos ecossistemas e nos estilos étnicos das diferentes culturas que os habitam.

Pode-se inferir que uma abordagem corretamente ecológica do ambiente seria aquela que tomaria como ponto de partida “todo organismo em seu ambiente” (Inglod, 2000).

Diante desses pressupostos, é possível perceber o ambiente não pelo simples olhar para as coisas existentes, ou pelo discernimento morfológico e layouts estáticos, mas, se unir a eles nos fluxos de materiais e movimentos que contribuem para nossa permanente e constante formação.

O Planeta Terra está em contínuo desenvolvimento como uma mistura de fluxos de materiais, atividades práticas, observações perspicazes e histórias pessoais e sua forma é tecida a partir de todos os componentes.

Educação Ambiental inclui um processo permante em que os indivíduos adquirem consciência e novos conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação – levando-os à aptidão para agir e resolver problemas ambientais atuais e futuros. 

Compartilhar: