Preste atenção!

Preste atenção!

Prestar atenção possibilita conhecer mais profundamente e vivenciar a dinâmica dos seres vivos e suas relações. Ao observar detalhadamente a natureza, nasce uma sensível percepção para as maravilhas do mundo no qual estamos imersos. Conforme aumentamos nossa observação aos eventos da natureza, nos conscientizamos de que somos interligados. Estamos inseridos em um complexo e diverso habitat chamado Universo.  

Gostaria de instigar sua curiosidade quanto ao mundo que deixamos de observar na maior parte do nosso tempo – seja ele micro ou macro. Escolha apenas um evento e observe por uma semana; poucos minutos por dia e ao final descreva sua observação – sem interferências do que já existe descrito sobre o mesmo. Por exemplo: observe formigas, ou pássaros, abelhas ou até mesmo o próprio ser humano. Repare seu comportamento - a maneira como se alimenta; como é a convivência; etc. Aos poucos, nascerá uma admiração, respeito e amor pela diversidade existente.

Pesquisas revelam que o contato direto com a natureza é insubstituível no desenvolvimento físico e emocional das crianças. O contato com a natureza é um fator essencial para o reequilíbrio psíquico de pessoas de todas as idades.

Como brasileiros, temos o privilégio de vivermos em um território onde a biodiversidade se destaca em beleza e riqueza. Devemos honrar este patrimônio e cuidar dele!

Comece a prestar atenção aos eventos que ocorrem em seu dia a dia – plantinhas que brotam nas calçadas, lagartas e sua transformação, o incrível mundo dos insetos escondidos nos jardins. Prestem atenção diariamente! Vamos nos despertar e abrir os olhos ao que é vivo! Não vamos permitir que nossa mente adormeça e adoeça ocupada somente pelas inúmeras tarefas repetitivas do nosso cotidiano.

Vamos apreciar com profundidade a natureza – a qual precisa de mentes despertas para se revelar.

Compartilhar: