Procrastinar é genético?

Procrastinar é genético?

Vamos entender um pouco mais sobre o que nos impede de realizar tarefas e como não deixar para amanhã.

Preguiça é a falta de vontade de realizar algo e procrastinar é um atraso irracional de uma ação pretendida, de acordo com o Psicólogo Piers Steel (Universidade de Calgary no Canadá), autor do livro “A Equação de Deixar para Depois” – editora Best Seller 2012.

Sebastian Bailey – autor do livro “Mind Gym: Achieve More By Thinking Differently” (algo como “Academia da Mente: Realize mais pensando diferente”, em português), descreve algumas razões que nos levam a procrastinar: confiança, evitar o desconforto, medo de fracassar e barreiras emocionais.

Mas, existe algo científico que pode implicar no ato de não realizar nossas tarefas?

Vamos ao respaldo da Genética.

Pesquisadores da Universidade do Colorado, em Boulder (EUA), publicaram um artigo científico em 2014 no qual aponta pela primeira vez que o hábito de adiar, pode ter uma origem genética. Ufa!!! Agora sim, a notícia aos procrastinadores compulsivos traz um bom conforto.

O que a pesquisa mostrou foi que o hábito em questão foi aprimorado em nosso DNA à milhões de anos, sendo assim, nos livrar disso não é tão simples assim. Agora que sabemos sobre a evolução biológica humana em relação ao adiamento das coisas a questão então passa a ser a seguinte: se deixar para depois faz parte da nossa genética, como enfrentar a leseira e concluir as coisas no prazo?  

Só que...os mesmos pesquisadores identificaram um único gene que define IMPULSIVIDADE e PROCRASTINAÇÃO.

E agora??

Na era primitiva realizar planos em longo prazo não era importante. A prioridade era a necessidade básica de sobrevivência; como caçar, por exemplo. O instinto de reagir a estímulos imediatos foi desenvolvido o que altera o foco de atenção do homem. Aí está o cerne da questão – a cada adiamento a pessoa perde a concentração na atividade que está executando e se preocupa com perturbações momentâneas. O urgente supera o importante! (Fonte: exame.com)

Já que a “culpa” é da genética, o que podemos fazer? Podemos driblar nosso cérebro! Isso mesmo!!

Você sabia que PARA DESENVOLVER UM HÁBITO PRECISAMOS DE 21 DIAS ?

Nosso cérebro é feito para nos proteger de coisas ruins e para ele, estudar, por exemplo, é ruim, pois gasta energia. Quando você procrastina, você se sente mal: gera ansiedade, depressão, cobrança.

Segue algumas dicas para vencer os obstáculos contra nosso cérebro.

1) Comece a fazer que a vontade aparece! O cérebro sempre tenta nos sabotar. Preguiça não traz felicidade!!

2) Organize o seu dia! Comece a fazer aquilo que é pior. A força de vontade vai gastando e conforme vai usando ela vai ficando maior e com o tempo ficamos mais disciplinados.

3) Visualizar sua aprovação! (dica aos vestibulandos)

Não temos desculpas! Já que os dois extremos estão no mesmo gene, vamos encontrar um equilíbrio para isso tudo e DO IT!  

Compartilhar: