Seres humanos

Seres humanos

Somos formados de células que contém uma estrutura conhecida por todos chamada DNA. Esta estrutura, descoberta em 1953 por Watson e Crick possui informações que herdamos de nossos pais, os genes. Os genes são os responsáveis pelo que somos e como somos. As características que nos definem seres humanos iguais, porém, únicos e diferentes um do outro, é o que chamamos de variabilidade genética.

Em 26 de junho de 2000, Francis Collins e J. Craig Venter anunciaram, em cerimônia na Casa Branca, com a presença do presidente, na época, Bill Clinton, que haviam completado o primeiro rascunho do genoma humano. O Projeto Genoma Humano (PGH) só terminou oficialmente em abril de 2003, 50 anos após a descoberta seminal da estrutura molecular do DNA descrita em 25 de abril de 1955 na Revista Nature. Uma molécula de DNA do ser humano possui aproximadamente dois metros de comprimento, encapsulada em um núcleo celular de 6 µm, o equivalente a acomodar uma linha de 40 km de comprimento em uma bola de tênis.

A expectativa era assombrosa. Imagina o que poderíamos saber? Retardar o envelhecimento, identificar genes que causam doenças e fazer diagnóstico pré-sintomático..etc. O que se esperava em sequenciar o genoma total de um ser humano? Havia uma perspectiva promissora, promessas de que com uma pequena gota de sangue de um paciente seria possível prescrever o melhor remédio com base em seu genoma, por exemplo.

Pois bem...a exploração de nossa genética segue em estudos e mais estudos e parece infindável, o que é totalmente compreensível!

A propósito...

O corpo humano contém cerca de 100 trilhões de células, mas apenas uma em cada dez destas células é humana. O restante são bactérias e outros microrganismos. Somos humanos ? Sim, somos! Essa é nossa matéria, somos formados assim. Espantoso e ao mesmo tempo curioso!

A versão impressa do genoma humano está em exposição no museu Wellcome Collection, em Londres. O genoma inteiro ocupa 118 volumes (foto: Bernardo Esteves).

Compartilhar: