Sobre o Cinema e o Mundo

Sobre o Cinema e o Mundo

monolith

 A proposta para esse espaço reservado ao cinema é criar uma nova dinâmica para a análise de filmes, onde não somente se argumente sobre o papel político-cultural que o mesmo assumiu e assume na esfera global, mas também como ele pode influenciar nas relações pessoais, em como as pessoas lidam com seus semelhantes e com o mundo que as cercam; e isso partindo do sentido existencial do tema. Quando se fala em cinema é bem comum que se associe ou restrinja-o a meros lances de técnicas, atuações e uma estória bem contada através de imagens. Tais produtos culturais de massa, aparentemente inofensivos, carregam em si gamas de informações e acepções pré-concebidas referentes àqueles que produzem, escrevem e dirigem a peça audiovisual. Assim, o caráter impresso no filme é, voluntária ou involuntariamente, também o caráter e posição sócio-politica-espiritual daqueles que o desenvolverem.

É preciso ressaltar, algo que se pode parecer óbvio, mas que algumas vezes passa despercebido: uma coisa não está dissociada da outra, o cinema é uma explanação de conceitos reais, direcionados de acordo com experiências adquiridas. Ou seja, o cinema não se faz abordando temas isolados, pois quando se imprime uma temática no formato audiovisual e a trabalha através de técnicas imagéticas há, à priori, uma posição e uma opinião daquele que se propõe a apresentar determinado tema. E esta opinião traz consigo, de maneira canalizada ou não, um acúmulo de vivências e influências próprias do ser que a realiza.

O intuito deste espaço, dedicado aos amantes da cinematografia, está em desconstruir, examinar e conduzir os leitores a uma crítica construtiva acerca de filmes, de maneira que se possam revelar nuances e conceitos não tão claramente expostos e que, num primeiro momento, podem passar despercebidos. Apresentaremos novas perspectivas para instigar novas reflexões! 

Compartilhar: