Quero assistir só uma coisinha rápida...

Quero assistir só uma coisinha rápida...

Nem tão pouco como um filme, nem tanto quanto muitas temporadas

 

Não há dúvidas de que a Netflix revolucionou o mercado do entretenimento. A locadora vermelha, que se mantêm líder do segmento, apresenta aos seus assinantes um número absurdo de novos conteúdos, impossível de acompanhar. Com o surgimento de seus concorrentes, como a HBO Max, Amazon Prime Video e Disney+, é inimaginável assistir tudo o que é disponibilizado, por melhor que sejam os conteúdos.

Ainda mais porque, às vezes, nós só queremos assistir algo rápido, sem se comprometer com cinco, dez, quinze temporadas, que podemos traduzir em um relacionamento de anos com o mesmo conteúdo. Para isso, as minisséries são uma boa opção. Geralmente com poucos episódios e uma história contada do início ao fim em uma única temporada, as minisséries nos entretêm por mais tempo que um filme, mas consideravelmente menos do que séries de grande sucesso. Não se engane, a qualidade é igual ou melhor e aqui vão algumas dicas.

Em 2017 a Netflix lançou a minissérie original Godless, que tem sete episódios de pouco mais de uma hora (sete filmes curtos). O que você lerá nesse parágrafo é muitíssimo tendencioso, porque Godless é a melhor série que eu já assisti. O roteiro é incrível, a narrativa prende sua atenção sem interrupções, os diálogos são fantásticos, a fotografia, os cenários, figurinos, trilha sonora, é tudo perfeito. O que parece um grande acúmulo de clichês surpreende, o vilão é sentimental, o herói é fechado, a mocinha é valente e corajosa. Em um cenário de faroeste, a trama se passa em uma cidade apenas de mulheres. Enfim, é perfeita, você tem que assistir.

Chernobyl é uma série da HBO lançada em 2019, com cinco episódios de pouco mais de uma hora cada. A minissérie é baseada na real história do acidente nuclear em 1986. Com o subtítulo “Qual é o custo da mentira?”, a narrativa retrata o drama de todos que estiveram envolvidos no desastre, expressando seus medos e transportando o espectador para aquela angustiante situação. Vale a pena assistir.

Mais recente, em 2020, foi lançado pela Netflix O Gambito da Rainha, um sucesso que reacendeu o interesse mundial pelo xadrez. A minissérie tem sete episódios, também como pouco mais de uma hora cada. Nos anos 50, uma menina órfã, prodígio no xadrez, caminha para se tornar a número 1 no mundo. Um personagem importante para a narrativa é interpretado por Thomas Brodie-Sangster, que também tem um papel essencial em Godless, que você já percebeu que eu gosto muito.

Não se deixem enganar pelo “efeito Netflix”, pelo qual uma série faz um grande sucesso por um curto período e depois é deixada de lado. Embora pouco se ouça falar atualmente sobre essas minisséries, todas são excelentes e merecem um tempinho da sua atenção. Nem tão curto quanto um filme, nem tanto comprometimento por anos com diversas temporadas. Essas são as minisséries. Aproveite!

Compartilhar: