VESTIBULAR, NATAL, RÉVEILLON, JANEIRO

VESTIBULAR, NATAL, RÉVEILLON, JANEIRO

(Prof.: Luiz Cláudio Jubilato)

Uma das prerrogativas fundamentais para quem pretende prestar vestibular neste final de ano ou em janeiro é "ser humano" e não uma "máquina de assistir a aulas e fazer questões de prova". 
Desse o direito de "ser humano" e, sem culpa. Beba, coma, festeje, abrace suas esperanças, abrace as pessoas, chore as mágoas, porque isso é normal. Anormal é se trancar num quarto, amaldiçoar a vida, amaldiçoar as provas, a matéria que não entra na cabeça, a que fugiu e não quer voltar, namorar as apostilas, porque, em sã consciência, meu amigo, minha amiga, você não está estudando. Está se enganando e, pior, acumulando cansaço. 
Quanto mais improdutivo você se sente, mais estresse acumula e, com ele, aquela sensação insuportável: "não vai dar".
Absurdo é alguém dizer que essa é a hora de você se "matar" de estudar para conseguir uma vaga na USP, UNESP, UNICAMP e congêneres. Pergunte a essa pessoa, se ela fez isso, quando prestou vestibular? É aquela máxima: "Faça o que digo, mas não faça o que eu faço". É comum as pessoas darem conselhos para que outras executem o que elas nunca conseguiram executar. 
Três pressupostos são fundamentais para aprender: comer, beber e dormir. Você nunca fixará o que aprendeu, se não tiver horas de sono adequadas.
Lembre-se: o seu "corpo fala". Então, ouça-o. 
Não adianta se sentar em uma sala de aula e cochilar o tempo todo. Não é saudável nem produtivo, para você, nem para o professor que está ali na sua frente se desdobrando para chamar a sua atenção e não adianta, você não a tem para lhe dar. Há muitas outras formas inteligentes de estudar: filmes, HQs, documentários, músicas, minisséries.
Não ultrapasse os seus limites, a prova cobra. Nunca entre na "pilha" dos outros. Faça a sua parte. Muitas escolas dão aulas e mais aulas e mais aulas. Observe essa simplória analogia. "Nessa altura do campeonato, professor parece garçom de churrascaria, ele é obrigado a passar a carne, mas você só come a parte que lhe aprouver. Quem se empanturra, passa mal". Não é?
Não se desespere, não acredite em "milagres". Nenhuma RITALINA ou PROFESSOR QUE TEM A FÓRMULA MÁGICA VAI SALVÁ-LO. 
Agora, é a hora de prestar atenção ao TEMPO para resolver cada questão, ele é o seu grande inimigo. Prestar atenção à redação e às provas específicas. Não é a hora de "inventar a roda". 
SEJA BIXO. NÃO SEJA BURRO.

Compartilhar: