Adote um amigo

Adote um amigo

No Brasil, existem milhares de cães e gatos vagando sozinhos pelas ruas ou em abrigos. Cada um leva uma história. Talvez, ainda quando filhotes, tenham sido deixados nas ruas em uma caixa com os irmãos. Se adultos, podem ter sido abandonados pelo dono por terem uma idade avançada, contraído uma doença ou, simplesmente, foram “substituídos”. Há, ainda, aqueles que são frutos de outros animais que já nasceram nas ruas – o que se torna um ciclo vicioso.

As histórias são diferentes, mas elas podem ter um desfecho em comum. Para esses animais abandonados, a adoção é a única alternativa para um final feliz.

A palavra adoção tem origem do latim “adoptio”, que, em nossa língua, significa “tomar como filho”, isto é, tomar para si os cuidados de alguém. Se você decidir ter um animal de estimação, o primeiro passo é ter certeza de que quer mesmo fazer isso. Gastos, exigência de tempo, alimentação de boa qualidade, xixi espalhado, adestramento, passeios e acompanhamento veterinário são algumas responsabilidades que você certamente encontrará pelo caminho.

Depois, pense na possibilidade de adotar. Não se deixe levar pela compra impulsiva de filhotes em pet shops. Pense no bem que você fará dando um lar a um cão ou gato que foram abandonados e podem já ter enfrentado a dura realidade das ruas. Pense, também, no que você sentirá sabendo que fará a diferença na vida de alguém... Muita satisfação, não? Um animal adotado também demonstra uma gratidão imensa por seus donos, tornando a convivência ainda mais amigável.

E por falar em adoção...

Os apaixonados por cães e gatos em Ribeirão Preto acabam de ganhar uma novidade. O RibeirãoShopping promoverá, sempre no primeiro sábado do mês, o Adote Pet – um evento voltado à adoção de animais. A primeira edição acontecerá neste sábado (05/03), das 10 às 15 horas, no estacionamento externo (em frente à Renner).

Os interessados em adotar um pet devem levar ao local um documento de identidade e comprovante de residência. A adoção responsável será concedida mediante entrevista e avaliação dos organizadores do evento.

Quem adotar um animal receberá um kit gratuito de boas-vindas, contendo ração, a primeira dose de vermífugo, carrapaticida e um guia de instruções de cuidados com o animal. E o mais legal: o projeto Adote Pet prevê, também, o acompanhamento de um veterinário pós-adoção, que fará avaliação do filhote e promoverá a interação do mesmo com o adotante para garantir que a posse seja responsável.

O Adote Pet é uma iniciativa da Associação Instituto Iluminar – uma ONG (Organização Não-Governamental) que tem por finalidade a proteção, conservação e defesa do meio ambiente natural e urbano, da flora e fauna.

Compartilhar: