Chocolate: Delícia perigosa

Chocolate: Delícia perigosa

Chocolate. Seja em formato de ovos, tabletes, derretidos... é tudo sempre uma delícia. Mas, para nossos pets, o doce é um alimento tóxico, que pode levá-los à morte! E com a chegada da Páscoa todo cuidado é pouco.

A principal vilã é a substância Teobromina, encontrada no cacau. A ingestão de uma quantidade razoável de chocolate já possibilita uma intoxicação com manifestação clínica discreta, como vômitos ou diarreia.

O animal poderá manifestar, ainda, taquicardia, excitação, espasmos musculares, respiração ofegante e convulsões, podendo chegar ao coma.

O excesso também pode ser responsável por causar obesidade, problemas nos dentes e até diabetes.

A intoxicação por chocolate costuma se manifestar entre 6 e 12 horas após a ingestão e podem durar até 3 dias. O melhor remédio, como sempre, é procurar um médico veterinário. O especialista dará as orientações necessárias para ajudá-lo.

Portanto, nada de deixar os ovos de Páscoa em lugares de fácil acesso. E se você é do tipo que adora compartilhar um pedacinho do que tem nas mãos com seu melhor amigo, se segura aí! É hora de ser forte e resistir à “carinha pidona”.

Compartilhar: