Cinetose: Como prevenir náuseas durante viagens?

Cinetose: Como prevenir náuseas durante viagens?

Época de férias é também sinônimo de viagens. Aqueles que têm um animalzinho de estimação sabem que é necessário todo um planejamento para que o passeio seja seguro e confortável. Hospedagem, acessórios e vacinas são alguns detalhes que devem ser checados com antecedência.

Além disso, um simples passeio de carro, muitas vezes, pode resultar em transtornos tanto para os pets como para os proprietários. E o motivo para isso tem nome: Cinetose - também conhecida como enjoo do movimento. O distúrbio, que causa náuseas e vômitos, é bastante comum em seres humanos e também afeta os animais.

Se durante a viagem você notar comportamentos como latidos, choros, salivas excessivas, respiração alterada e apatia, fique atento! Esses são os principais sinais de que o pet não está se sentindo bem. Aí, se o primeiro passeio for ruim, os próximos tenderão a ser mais desconfortáveis.

O que fazer?

Uma alternativa é acostumar o animal ao movimento. Inicialmente, passeios mais curtos e lentos podem ajudar. Com o tempo, pode-se aumentar o percurso e a velocidade do veículo. A acomodação do bichinho em caixas pet poderá ajudá-lo a se sentir mais confortável dentro do automóvel.

Para prevenir ou controlar os sintomas da cinetose, há no mercado alguns medicamentos. No entanto, é fundamental consultar um especialista antes de manipular qualquer tipo de produto. Isso porque os remédios administrados devem ser exclusivos para pets. Geralmente, os donos utilizam aqueles indicados para humanos, por conta própria, que não foram feitos para animais e que podem causar efeitos colaterais indesejáveis.

Qualquer tipo de medicação, seja ela via oral ou injetável, tem de ser feita somente mediante a orientação de um médico veterinário, pois é ele quem indicará a duração do tratamento e a dosagem adequada.

Compartilhar: