Copa do Mundo: Como torcer ao lado do seu pet?

Copa do Mundo: Como torcer ao lado do seu pet?

Estamos vivendo aquela época que, de 4 em 4 anos, deixa o mundo todo eufórico. A Copa do Mundo traz consigo muita diversão. E muito barulho também. Fogos de artifício, cornetas e gritos de comemoração se tornam comuns durante os jogos. E você já pensou que seu pet pode estranhar tudo isso?

Este pode ser um momento de medo, ansiedade e muita agitação para os bichanos. Eles não estão acostumados com o excesso de barulho e até mesmo com a movimentação diferente em casa, uma vez que muitas famílias se reúnem para assistir às partidas.

Os animais de estimação sofrem mais pois têm uma capacidade auditiva quatro vezes maior do que a do homem. Ou seja, um ruído pode não nos incomodar, mas pode ser ensurdecedor para o pet. Segundo a professora veterinária Marina Zimmermann, em entrevista para o portal G1, a sensibilidade auditiva de cães e gatos é mais que o dobro daquele de um ser humano:

Ser humano: 20 mil Hertz
Cachorros: 40 mil Hertz
Gatos: 45 mil Hertz

Todo o barulho e agitação pode assustar o pet e desencadear reações perigosas. Cada animal reage de forma diferente. Gatos, por exemplo, costumam pular de onde estão - e podem acabar caindo de janelas ou sacadas. Já os cães começam a latir muito e tentam cavar buracos. Ou pior, na tentativa de se esconderem, acabam fugindo para a rua, correndo o risco de atropelamento.

Para evitar toda essa confusão, o blog Mundo Pet traz algumas dicas para que o dono e seus pets curtam a Copa do Mundo com tranquilidade. Confiram:

1 - As cores verde e amarelo predominam nas roupas nesta época. Quem quiser enfeitar o bichinho, deve se atentar aos tecidos, ao uso de tintas e aos acessórios. O ideal é utilizar materiais formulados especificamente para animais.
2 - Prendê-los em espaços limitados ou a correntes é uma péssima ideia. Isso pode deixá-los ainda mais estressado. A dica é deixá-lo à vontade e não forçar a situação. Para não correr perigo, deixe portas e janelas fechadas. Tela protetora em janelas e sacadas também podem ajudar.
3 - Jamais ofereça a eles os aperitivos que servimos durante os jogos. Bebida alcóolica, então, nem pensar! Dê a eles petiscos específicos e de forma moderada.
4 - Caso ele entre em disparada e não pare de latir, você não deve incentivá-lo. Use o comando "senta". Isso pode distraí-lo. E lembre-se: nada de oferecer petiscos ou um carinho neste momento, pois eles podem entender que o que estão fazendo é correto e farão isso sempre que quiserem algo de você.
5 - Por falar em distração, você também pode oferecer um brinquedo para que ele se acalme durante os jogos.
6 - Músicas relaxantes podem ser um boa pedida. Além disso, ajudam a abafar o barulho externo.
7 - Converse com o seu veterinário para verificar a possibilidade de indicar um floral para deixar o pet mais calmo. Mas para isso SEMPRE CONSULTE UM ESPECIALISTA.

Compartilhar: