Os limites dos cuidados

Os limites dos cuidados

Um chihuahua que usa sapatos, roupas e coleiras de grife. Um siamês que exala fragrâncias semelhantes aos perfumes importados da Victoria’s Secret. Um universo onde cães e gatos são sinônimos de luxo e ostentação. Sim, estamos indo longe demais nos cuidados oferecidos aos nossos melhores amigos.

O mundo animal vem sendo constantemente confundido com o vivido pelo ser humano. Assim como os cuidados com higiene e beleza das pessoas tendem a crescer, os pets também vêm ganhando diversos acessórios para seu bem-estar e qualidade de vida. A questão é: eles precisam mesmo disso? Já adianto que não, não precisam.

O Brasil é o segundo maior mercado mundial de produtos pet, ficando atrás apenas do líder Estado Unidos. O segmento não sente o impacto da crise na economia e cresce, em média, 10% ao ano. A indústria pet foi a responsável por um faturamento de mais de R$ 16 bilhões em 2014. As exportações acompanharam esse crescimento e movimentaram U$ FOB 269,3 milhões em 2014, contra cerca de U$ FOB 4 milhões de importações.

A variedade de produtos também é grande. Cirurgias estéticas, implantes de silicone, adesivos para unhas, tingimento de pelos, roupas, cerveja e sorvetes, crematórios, banhos de ofurô, carrinhos de bebê, tatuagens, piercings são apenas alguns exemplos de uma lista sem limites. Não há como negar que a tendência de humanizar os animais de companhia viraram motivo para a abertura de diversos negócios.

Essa humanização tornou-se um assunto polêmico e que se divide em diversas opiniões e pontos de vistas, como interesses comerciais e mudanças de comportamento da sociedade. Há quem ache que o animal de estimação acaba sendo um membro da família e que cuidados a ele nunca devem ser poupados. No entanto, como qualquer exagero, esses também não são nada benéficos. Os excessos podem causar desconforto. Por trás de cada mimo, há substâncias químicas que desencadeiam alergias e oferecem risco para sua saúde.

Uma relação baseada no equilíbrio e no respeito às necessidades do animal são as melhores formas de tratamento e demonstração de carinho. Eles ficam muito mais felizes com um breve passeio do que com biscoitinhos ou roupinhas fashion. Um banho e tosa é suficiente para suprir sua higienização. Cirurgias apenas em casos de extrema necessidade e com prescrição do médico veterinário. Uma alimentação balanceada se dá à base de rações e produtos específicos, que não incluem cerveja ou sorvete para cachorro. É importante lembrar que a diferença entre as espécies – ser humano e bicho – ainda não atravessou barreiras… e precisa ser mantida

Compartilhar: