Os perigos dos alimentos humanos

Os perigos dos alimentos humanos

A maioria dos amantes de animais sabe que dar alimentos feitos para humanos ao seu amigo canino ou felino é uma péssima ideia, mas é muito fácil (e comum) que os donos caiam em tentação e não resistam aos olhinhos pidões. Em entrevista ao Mundo Pet, a médica veterinária Mariana Paranhos explica por que alimentos humanos são prejudiciais à saúde dos animais. Confira:

Mundo Pet: A prática de alimentar pets com alimentos humanos possui algum risco para a vida do animal?
Mariana: Sim. Cada tipo de comida pode causar uma reação diferente. Em geral, é possível notar uma mudança no comportamento do pet. Ele poderá, por exemplo, ficar mais apático e não ter vontade de brincar ou comer. Os riscos e os sinais variam de acordo com o alimento que foi ingerido, a sensibilidade e o tamanho do bicho. Por isso, os de menor porte correm perigo maior.

Mundo Pet: Quais alimentos são mais prejudiciais?
Mariana: Restos de alimentos gordurosos ou com ossos, uvas, cebola, alho e chocolate podem ser perigosos. A cebola e o alho possuem uma substância chamada dissulfeto de n-propil, que altera a hemoglobina, provocando a destruição de glóbulos vermelhos e causando anemia, icterícia e sangue na urina. Já as uvas e as passas podem levar a falência renal aguda. Também devemos evitar alimentos ricos em açúcar ou sal

Mundo Pet: As bebidas também influenciam?
Mariana: Sim. Bebidas com cafeína podem causar reações como respiração rápida e tremores musculares. O álcool também é proibido, pois provoca dificuldade respiratória, falta de coordenação motora, depressão e pode levar ao coma e à morte do pet.

Mundo Pet: Se ele comer algo perigoso o que deve ser feito?
Mariana: Se o animal ingerir algum alimento danoso, o recomendado é manter a calma. Procurar no ambiente alguma pista do que ele tenha comido também é importante. Se os sintomas se agravarem ele deve ser levado de imediato ao veterinário. Dependendo da quantidade e do que foi ingerido, algumas horas são suficientes para sua morte. Mas lembre-se: prevenção é sempre o melhor caminho.

Mundo Pet: Quais os alimentos humanos que podemos oferecer a eles?
Mariana: O melhor para a saúde do animal é uma alimentação balanceada à base de rações e produtos específicos, mas, caso o dono queira agradá-lo com algum alimento diferente, ele pode investir em frango e carnes cozidos sem muita gordura e nenhum osso. Arroz sem temperos, banana, maçã e melancia sem sementes são outras opções. Contudo, é importante lembrar que essas comidas não devem ser oferecidas todo dia, já que problemas futuros podem aparecer em decorrência da ingestão contínua mesmo que em pequenas quantidades.

Compartilhar: