Musculação para adolescentes

Musculação para adolescentes

Músculos salientes e barriga “cortada” (cheia de gominhos musculosos). Esses são alguns dos principais desejos de grande parte dos adolescentes brasileiros. Segundo o ortopedista Rodrigo Galinari, em matéria publicada pelo Portal Unimed, o anseio de possuir um corpo de “gente grande” surge justamente com a cultura da beleza física que a mídia tanto apregoa. Galinari também cita a puberdade precoce como fator determinante ao estímulo à musculação. “Pontos, como os citados, levam o adolescente a querer ter outro tipo de corpo precocemente”, afirma o médico.

Porém, quanto maior o desejo do adolescente pelos músculos perfeitos, maior a preocupação dos pais. E com razão, pois, segundo o médico, se a musculação for prática constante durante o estirão de crescimento, que normalmente acontece entre os 12 e 14 anos, o jovem poderá atingir uma maturidade esquelética precoce, prejudicando tal estirão. “Imagine um adolescente que vá crescer até os 16 anos, por exemplo. Se ele praticar musculação durante essa fase, sem acompanhamento adequado, o período de crescimento pode ficar prejudicado”, explica Galinari.

Sendo assim, segundo ele, o ideal é que as meninas comecem a praticar exercícios com pesos depois de completarem 14 anos e os meninos, como têm período de crescimento maior, a partir dos 16. “Exceto no caso de adolescentes que praticam outros esportes desde criança ou participam de competições de alto nível, que já possuem acompanhamento ideal”, complementa Galinari.

É importante ressaltar que a idade ideal para se iniciar exercícios com pesos é um tema controverso, pois há profissionais da área médica que afirmam não haver problema em crianças praticarem musculação. Segundo a ortopedista pediátrica Ana Paula Simões, do Hospital Infantil Sabará, pesquisas recentes afirmam que as crianças podem iniciar exercícios com pesos a partir dos 6 anos de idade.

A médica comenta que pesquisadores alemães, do Instituto de Treinamento Científico e Esportes, concluíram que a musculação pode trazer benefícios mesmo para os mais novos. A pesquisa estudou diversos trabalhos científicos sobre treino de força em crianças entre 6 e 18 anos. Alguns dos benefícios da musculação nesta faixa etária são o desenvolvimento corporal e o equilíbrio, a concentração, o fortalecimento da força óssea, a redução no risco de lesões, o controle do peso, o crescimento da espessura dos ossos, aumento da força muscular, redução do colesterol e flexibilidade. Além disso, é uma maneira de estimular a interação social e de aumentar a autoestima.

Apesar da discordância em relação à idade ideal para se iniciar exercícios com pesos, os profissionais da área médica concordam em um importante ponto, o fato de que os adolescentes não devem praticar musculação sem acompanhamento de um educador físico, devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Também é imprescindível consultar um ortopedista e um cardiologista, já que a maioria deles tende a exagerar na hora de puxar os pesos. Isso porque a prática da atividade sem acompanhamento pode causar lesões ósseo-articulares, principalmente no ombro e joelho, além de lesões na coluna.
 

Fontes:

https://www.unimed.coop.br/pct/index.jsp?cd_canal=43894&cd_secao=43894&cd_materia=79168 e

https://www.paisefilhos.com.br/crianca/qual-e-a-idade-ideal-para-comecar-a-musculacao/?offset=798 
 

Compartilhar: