Como destruir os seus sonhos em 5 dicas - por Bel Pesce

Como destruir os seus sonhos em 5 dicas - por Bel Pesce

Quando ouço falar de inovação e tecnologia e de empresários da área que ficaram milionários da noite para o dia com elas, sempre passa uma coisa na minha cabeça: “isto me parece romântico demais para ser verdade”. E o que me vem à mente é a imagem abaixo:

Casamento Romântico

Olha que lindo é um casamento ao ar livre ao lado da lagoa! Esta é a visão romântica, não se iluda com ela. Para a foto ficar bonita assim há muito “sofrimento” por trás:

1)      a água da lagoa é parada, então lá deve estar cheio de mosquitos picando todo mundo;

2)      os homens com seus ternos pretos devem estar com um calor insuportável;

3)      e o noivo e a noiva,  coitados! A ocasião do evento já é algo que embute um certo nível de pressão, imagina embaixo do sol e com o incômodo da luz forte batendo na água e refletindo nos seus olhos;

4)      e a quantidade de simpatias, juras e pensamento positivo para que não chova durante a cerimônia. Sempre uma tensão para todos que o tempo não vire durante a cerimônia.

É a mesma coisa que acontece com as notícias dos “milionários” da tecnologia. Quando contam a história deles parece que esquecem de contar tudo o que aconteceu antes: todo o esforço, sofrimento, pequenos sucessos e pequenas derrotas. Ou seja, a história contada é tão romântica quando à foto do casamento, mas de fato o que acontece é bem diferente.

Encontrei uma ótima palestra no TED, feita pela Bel Pesce (A Menina do Vale), que vai ao encontro do meu pensamento e gostaria de compartilhá-la com vocês. (logo abaixo)

Bel Pesce é uma brasileira que estudou nos EUA, no MIT, e ficou muito famosa no Brasil ao lançar o seu livro, A Menina do Vale (posteriormente ainda lançou dois outros livros). Na mesma época ela também estava empreendendo e montou a Lemon, uma empresa especializada em aplicativo digital para finanças pessoais.

Nesta palestra do TED, Bel fala de sua experiência como empreendedora e inovadora e diz que o seu aprendizado na área a ajudou a formular 5 dicas de como “destruir o sonho de qualquer um” (tipo, o que você NÃO deve fazer !!!). As dicas são as seguintes:

1)       Acredite no sucesso da noite para o dia: nenhum sucesso acontece da noite para o dia. Ele sempre é o resultado de uma grande batalha com muito “sangue e suor”. Por isso não acredito no romantismo das notícias que aparecem falando sobre aquela pessoa que conseguiu ficar bilionária de repente. Sempre acho que está faltando uma parte da história.

2)      Acredite que alguém tem a resposta para você: busque sim ser influenciado pelas pessoas, mas não permita que elas o manipule de forma alguma. Ou seja, ninguém tem a resposta que você precisa. Esta resposta deve vir de você. E lembre-se, uma vez tomada uma decisão, prepare-se por que a consequência desta decisão o forçará a tomar várias outras.

3)      Acredite que haverá uma hora que você poderá se acomodar: na verdade inovar e crescer está relacionado com fazer isto sempre. Ou seja, dificilmente você chegará a um ponto no qual “as coisas andarão sozinhas por você”.

4)      Acredite que a culpa de tudo é sempre de alguma outra pessoa que não você: se você tem sonhos, é a sua responsabilidade (e de ninguém mais) fazê-los acontecer. Seja responsável pelos seus sonhos.

5)      Acredite que a única coisa que importa é o resultado: o resultado é sim importante, mas a jornada é melhor ainda. Aproveite cada momento que você passa lutando para chegar ao resultado. Aprenda em cada momento, viva cada momento, curta cada momento e não se desespere com o resultado final sem antes viver o momento atual.

Melhor do que eu explicar o vídeo é você assisti-lo logo abaixo. Lembre-se de escolher a legenda em português, fica mais fácil para entender ;-).

 

Até a próxima!

Marcos Chiodi

#marcoschiodi

Compartilhar: