Como explicar o inexplicável? Cientistas desenvolvem óculos que permitem aos daltônicos ver cores.

Como explicar o inexplicável? Cientistas desenvolvem óculos que permitem aos daltônicos ver cores.

Como explicar o inexplicável?

Há um escritor que eu gosto muito: Rubem Alves. Em um dos seus livros, “Ao professor com carinho”, ele fala sobre a dificuldade de se explicar algo a alguém que nunca viu, sentiu ou cheirou este algo. Ele afirma que para tal há de se valer das analogias: poderosas ferramentas pedagógicas.

Um dos exemplos que eu mais gosto em seus livros é: “como explicar a um esquimó o que é uma maça”. Um esquimó nunca viu uma maçã, aliás, talvez, não saiba sequer o que é uma fruta .... Também não dá para dizer que é algo vermelho, por mais que esquimós saibam o que é vermelho, ele não vê essa cor com muita frequência.

Pois bem, eis que Alves vem com uma analogia maestral: “uma maçã é algo que, por fora, é como o coração de uma foca, vermelho, e, por dentro, é como a neve fresca”.

Não sei vocês, mas isso, para mim, é realmente maravilhoso. Eita analogia oportuna!

Então vamos a um nível um pouco mais difícil. Como explicar a alguém que não vê cores, enxerga apenas em tons de cinza (um tipo de daltonismo), o que é o vermelho, o azul e o amarelo?

Poderíamos dizer que algo vermelho é algo que te dá vontade de comer, de pegar, de sentir. O azul é algo que, de certa forma, te acalma, te dá confiança e te acolhe. E o amarelo é algo que te inspira, te dá vontade de criar, de estudar e de saber das coisas.

Apesar de interessante, tudo o que foi dito acima não passa de analogia. Ou seja, traduz em partes, mas não completa, o conceito pretendido, nem para os daltônicos, nem para os esquimós.

Agora imagine algo que supere as analogias e faça com que os daltônicos não apenas possam supor o que é uma cor, mas possam VER as cores.

Foi o que uma empresa americana, a Valsper, em conjunto com a EnChroma, fez: desenvolveram um óculos que permite aos daltônicos, que enxergam em tons de cinza, visualizar as cores.

Antes de ver o vídeo que explica a invenção, recomenda que vejam o vídeo abaixo, em “full screen” e de preferência com as mãos em torno dos olhos para coar bem o que é ver em tons de cinza. Depois disso, vejam o vídeo que explica a invenção.

Não precisa assistir o filme todo, apenas 3 minutos já seria o suficiente para ver o quão monótono é uma vida em “tons de cinza” (bom deixar claro que não estou me referindo ao filme que virou filme).

Agora veja o filme que explica a invenção.

Emocionante não!? (se não achou emocionante, então acho que seria necessário colocar óculos mas não nos olhos e sim em seu coração ;-) ).

Esta informação eu peguei AQUI.

Até a próxima.

#marcoschiodi

Compartilhar: