É a volta do disco vinil?

É a volta do disco vinil?

Vinil? O que é isso?

Provavelmente esta é a resposta que você ouvirá se mostrar um bolachão para algumas crianças.

Apesar de alguns acharem isto uma velharia, outros, mais nostálgicos, preferem tê-los colecionados e expostos como artigo de arte e até curtir um som em uma vitrola novinha em folha, mas totalmente retrô.

Na verdade, há pesquisas que indicam que este pessoal mais saudosista fez com que as vendas de vinil nos EUA subissem 30% em 2015 em relação ao ano de 2014. Impressionante não?

Para vocês não pensarem que estou louco, veja abaixo um comentário interessante da TV Cultura de 2010 - Loucos por Vinil - sobre vinil e depois dele um outro curta do Canal Brasil sobre o mesmo assunto.

 

 

Talvez você possa estar se perguntando: mas o que isto tem relação com inovação?

Pois é, acho que de olho neste mercado crescente, retrô e saudosista, uma empresa austríaca (https://www.rebeatdigital.com/) está desenvolvendo um novo vinil, mais moderno, mas tão estiloso quanto o antigo e capaz de armazenar muito mais músicas e com muito mais definição.

Mas o mais legal é que aquela vitrolinha velha que você tem em casa (ou na casa do papai, ou da vovó...)  poderá ser utilizada para ler e tocar este novo e moderno vinil.

Não sei até onde esta ideia vai para frente, alguns problemas tecnológicos ainda devem ser resolvidos até que tenhamos este bolachão nas mãos. Contudo, já se sabe que se a tecnologia der certo, os bolachões serão produzidos por um novo processo que deixará a industrialização mais barata e mais rápida!

Marcos Chiodi

Compartilhar: