Tecnologia e inovação contra os “mijões”.

Tecnologia e inovação contra os “mijões”.

Não é de hoje que as cidades enfrentam problemas com os famosos “mijões” dos grandes eventos de rua.

Aqui no Brasil eles ganham evidência principalmente no carnaval, quando algumas cidades promovem (ou recebem) eventos de rua. Durante o evento, é comum encontrar pessoas, principalmente do sexo masculino, urinando nos muros das casas e estabelecimentos comerciais.

E esses “mijões” não perdoam nada, qualquer lugar é um local propício para o ato. Em uma reportagem da rede Globo no carnaval de 2011 um cidadão foi pego de surpresa quando urinava na roda do carro da reportagem. Seria cômico se não fosse trágico. Veja o vídeo abaixo:

E nada parece adiantar para educar essas pessoas que entendem normal o tal ato. Em época de carnaval, razoável quantia é investida em campanhas anti-mijões, a polícia intensifica o monitoramento e a mídia produz várias reportagens sobre o assunto, veja abaixo os vídeos que separei sobre o assunto.

Propaganda do “O Globo” contra os mijões do carnaval de 2011 

Esta outra campanha é de 2012, da Ana Arantes, discute o mesmo tema e no final traz alguns números que mostram a ação da polícia detendo 800 pessoas no carnaval de rua do Rio de Janeiro.

Já este último, uma campanha da Globo Rio e Sebastiana, também busca conscientizar o público sobre o problema.

É interessante saber que este não é um problema apenas no Brasil, outros países do mundo também sofrem na mão dessas pessoas.

Em Hamburgo, Alemanha, muito se tentou para inibir a ação dos mijões no bairro de St Pauli (o qual possui uma vida noturna bastante agitada). Ações como instalação de placas de proibição e multas foram tomadas, mas nada disso adiantou.

Foi quando uma organização do bairro veio com uma ideia bastante inovadora: pintar as paredes “mais frequentadas” pelos mijões com um revestimento hidrofóbico, que é um material inovador que usa nanotecnologia para repelir água e óleo refinado. Se você quiser saber um pouco mais sobre o material hidrofóbico basta assistir o vídeo abaixo.

O que acontece é que quando alguém urina em uma parede tratada com o material hidrofóbico a parede “reflete” a urina de volta no pé da pessoa. O vídeo abaixo mostra a implementação da ação e alguns resultados que ela gerou lá na cidade de Hamburgo.

Já pensou se isso também virar moda aqui no Brasil! Teremos muitos foliões com o pé molhado e fedido!

 Até a próxima.

Marcos Danilo Chiodi Martins

#marcoschiodi

Compartilhar: