A virtualização das empresas e a Amazon com sua mais recente inovação!

A virtualização das empresas e a Amazon com sua mais recente inovação!

 

 É impressionante como as empresas têm se virtualizado objetivando quase sempre menores custos operacionais, melhorar a qualidade dos seus processos e produtos e, não menos importante, melhorar a experiência do cliente enquanto faz negócio com a empresa, desde a pré-venda, passando pela venda, produção, entrega e chegando no pós-venda.

Mas o que é uma empresa virtualizada?

Uma empresa virtualizada é aquela que faz mais uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do que da presença física para interagir e conduzir os seus negócios.

Por exemplo, a Natura é uma empresa que mantém o contato humano onde é necessário (enviando as consultoras às casas das clientes) e a partir de então, por meio do seu site de comércio eletrônico com suas consultoras, inicia um processo totalmente automatizado/virtualizado de produção puxada, veja o vídeo abaixo:

 Não pararemos por ai! Veja a Netflix. Esta sim é uma empresa que conseguiu se virtualizar, digamos, 100%. Desde a venda até a entrega do seu produto, a Netflix conseguiu atuar utilizando TICs. O vídeo abaixo mostra um pouco disso.

 Mas nesta semana, a Amazon “passou dos limites”. Ela, que é uma super empresa virtualizada, inventou um “botão” por meio do qual você pode fazer um pedido de compra com um simples “apertão”. É isso mesmo, um botão, que não é no computador, que você aperta e ele faz uma compra para você pela Internet. Veja o vídeo abaixo:

Isto é realmente sensacional. A Amazon é um ótimo exemplo de empresa virtualizada, que como a Netflix, conseguiu 100% de virtualização em uma de suas linhas de produtos: a venda de livros eletrônicos. Principalmente ao introduzir no mercado o Kindle, um leitor de livros eletrônicos que simula a experiência de leitura no papel (muito mais confortável de se ler do que qualquer outro tablete ou dispositivo parecido), utilizando uma tecnologia chamada Digital Ink (tinta digital), que permitiu à Amazon a entrega de livros sem a necessidade de incluir processos logísticos com o transporte físico da mercadoria.

Agora a Amazon tenta virtualizar também o processo de entrega dos seus produtos por meio do uso de drones. Duvida? Então veja o vídeo abaixo:

É óbvio que ainda há muito para se trabalhar até chegarmos neste ponto. Fazer com que drones voem sozinhos por ai dentro das cidades é uma tarefa que vai além da tecnologia e passa por barreiras jurídicas, burocráticas, questões de segurança e até tributárias (afinal, será que deixarão as máquinas voarem por ai sem pagar nenhum imposto ou licença?). 

Marcos Chiodi

#marcoschiodi

Compartilhar: