Você consegue ver em 3D?

Você consegue ver em 3D?

 Óculos HoloLens

Se você é um médico ou dentista e precisa operar uma pessoa, ou se você é um design e precisa entender se o que está projetando ficará adequado, ou se você é um profissional de outra área e precisa entender se algo que está executando agora atenderá exatamente ao que foi especificado sem antes poder construir um protótipo caro ou o produto em si, então, fique feliz por que uma grande inovação tecnológica está bem próximas de ajuda-lo nessas atividades.

Um médico ou dentista que fará uma operação delicada sempre se valer de vários exames para entender exatamente o que está acontecendo e também para apoia-lo no planejamento da operação e hoje em dia estes profissionais já contam com recursos tecnológicos avançados, como diagnóstico por imagem, para apoiá-los nessas atividades.

Inclusive, em uma incubadora de São Carlos, ouvi casos de profissionais que fizeram um modelo 3D do local do paciente no qual uma operação/tratamento aconteceria e depois imprimiram o modelo em uma impressora 3D para que pudessem planejar exatamente como realizariam a operação/tratamento. Nos EUA existe até empresa especializada que faz isso, veja no vídeo abaixo.

Pois é, apesar de tanta tecnologia já estar disponível parece que ainda não é suficiente. Isto por que um modelo 3D impresso, por exemplo, não tem interatividade, você não pode esticar, diminuir e refazer. Mesmo um modelo digital 3D na tela do computador tem as suas restrições.

Então, eis que vem a Microsoft e lança o HoloLens: um dispositivo que possibilita que você misture o mundo virtual com o mundo real e possa interagir com ambos os mundos de forma muito prática e natural (os óculos parecem meio “mala” de serem usados, mas acho que ainda melhorarão muito com o tempo).

Com este equipamento o médico poderá projetar em 3D, na sua frente, um órgão ou uma pessoa e, com gestos, pode simular a operação e conseguir planejá-la melhor. A mesma coisa acontece com o design que conseguirá ter uma visão muito mais concreta do que estiver elaborando.

Bom, melhor do que eu explicar com minhas pobres palavras é você ver os vídeos abaixo.

 

Sabe o mais interessante? Um dos responsáveis do projeto é brasileiro, o senhor Alex Kipman, que também era um dos responsáveis pelo projeto Kinect.

Para finalizar, seria interessante você começar a imaginar o impacto dessas tecnologias em outras áreas de aplicação, como por exemplo a educação, o entretenimento ou, por que não, na sua área de atuação.
Até a próxima!

#marcoschiodi

Caso queira ler/assistir/ouvir outros artigos sobre o tema, podem clicar AQUI,AQUI e AQUI.

Compartilhar: