A edição 1.200

A edição 1.200

Com esta edição digital, a Revide alcança a marca de 1.200 edições. Em 14 de julho de 2024, a revista completará 38 anos de circulação na região de Ribeirão Preto. Durante a pandemia da Covid 19, em maio de 2020, começaram as edições digitais que se alternam com as publicações impressas ao mesmo tempo em que potencializam o alcance de leitores e a propagação do conteúdo. Inicialmente, a versão digital distribuída pelas redes sociais e o WhatsApp surgiu para superar as restrições da circulação de pessoas e manter um canal de informação sobre os acontecimentos relacionados à pandemia e a outros assuntos. 


Ao mesmo tempo, consolidou a prática de um novo modelo de comunicação que faz a chamada “convergência de mídias”, expressão denominada pelo influente pesquisador norte-americano da área da comunicação, Henry Jenkins, que reúne numa moderna estratégia de mídia contemporânea o impresso, o digital e as redes sociais. Na disputa acirrada pela atenção dos internautas, dos leitores do impresso e dos consumidores de informação, esses três braços da comunicação atual não são excludentes, mas se complementam no aprofundamento e na segmentação de conteúdos que se apresentam em textos no papel e na internet, em vídeos e em áudios. 


Nesse contexto, sempre às sextas-feiras, mensalmente, a revista circula com duas edições impressas e quatro digitais, pois as publicações impressas também são disponibilizadas no formato on-line. Com base nessas 1.200 edições e em outras publicações que foram feitas no decorrer desses 38 anos, a história da Revide poderia ser transformada num livro com cerca de 1 milhão de páginas de textos e fotos. O mundo e a tecnologia mudaram bastante nos últimos anos, a concorrência com outras mídias aumentou, mas o desafio de um veículo de comunicação, na essência continua o mesmo: traduzir acontecimentos cotidianos relevantes em textos, áudios e vídeos. 

Compartilhar: