O recado da natureza

O recado da natureza

Há muito tempo cientistas alertam sobre o aquecimento global, o efeito estufa e o desequilíbrio climático, mas esses avisos soavam como ameaças distantes. Muita gente até duvida da degradação ambiental do planeta, atribuída a uma “grande invenção da mídia internacional”. Na parte que nos toca, a região de Ribeirão Preto sentiu na pele, na garganta e no nariz a comprovação dessa assustadora realidade. Não se tem registro de um mês de setembro, no final da primavera, com um clima tão adverso. Em outras regiões do país, como o serrado e o pantanal, a tragédia ambiental foi ainda maior. 

Ribeirão Preto viveu dias com clima de deserto e os incêndios se espalharam pelos canaviais e rodovias que foram interditadas em horários de pico. A vegetação seca queimou facilmente. Muitos incêndios foram provocados de forma criminosa. Em Batatais, o fogo chegou bem perto da zona urbana. Na zona rural, ocorreram mortes de brigadistas tentando apagar as chamas. O fogo destruiu áreas verdes e provocou a morte de muitas espécies de animais com enormes prejuízos à fauna e à flora. Espessas nuvens de fumaça encobriram o céu de Ribeirão Preto. O cheiro de fumaça exalava no ar. A chuva, prometida por muitos dias pela meteorologia, demorou a cair. Antes ainda houve uma desagradável surpresa. Com o chão seco, a ventania provocou uma onda de terra que varreu a cidade, criando uma imagem que há muito tempo não se via. Rios, córregos e lagos ficaram secos e a escassez de água afeta seriamente a população urbana e rural. 

O poder público, a iniciativa privada e a população de todas as cidades precisam fazer a sua parte para preservar o meio ambiente, economizar os recursos naturais e minimizar os efeitos da mudança de clima. Apesar da urgência do tema ainda existem poucas iniciativas para enfrentar essa realidade. Tem muita área verde mal preservada e o desperdício de água continua elevado. Ribeirão Preto precisa de campanhas de conscientização, de fiscalização e de mais ações para preservar o meio ambiente. A natureza mandou o seu recado.  

Compartilhar: