As 5 Linguagens do Amor | Parte 1

As 5 Linguagens do Amor | Parte 1

As 5 Linguagens do Amor!

Você conhece o livro as 5 Linguagens do Amor, de Gary Chapman? Já leu? Se você leu, entendo que fez uma excelente escolha de leitura , mas se ainda não leu, sempre há tempo de se apropriar de um conteúdo tão especial e importante para os nossos relacionamentos.


Para facilitar seu entendimento do conteúdo desse livro, vou postar o resumo dos aspectos mais essenciais . É uma leitura que exige reflexão, calma, observação e  prática. Vamos fazer esse estudo juntos?

Postarei, a cada três  dias,  pontos relevantes do livro. A seleção do conteúdo foi feita pelo próprio autor para a condução de um plano de estudo. E, como já disse aqui no blog, conteúdos de qualidade precisam ser socializados para que o maior número de pessoas tenha acesso. Essa é minha proposta para 2020, ajudar, com meu conhecimento teórico/técnico/científico filtrar o que há de melhor na área da psicologia aplicada ao cotidiano e compartilhar com você.

As 5 Linguagens do Amor 
Escrito por Gary Chapman 

O que acontece com o amor depois do casamento?

O anseio pelo amor romântico no casamento está profundamente enraizado em nossa formação psicológica. Há inúmeros livros sobre o assunto, e programas de rádio e televisão abordam o tema em entrevistas. A internet está cheia de conselhos, assim como nossos pais e amigos. Manter o amor vivo no casamento é assunto sério.

Com toda a ajuda especializada disponível na mídia, por que tão poucos casais parecem ter encontrado o segredo para manter o amor vivo após o casamento? O propósito deste plano de leitura é sugerir uma resposta a essas perguntas. 

Minha conclusão, depois de trinta anos de aconselhamento conjugal, é que existem cinco linguagens emocionais – isto é, cinco maneiras de as pessoas falarem e entenderem o amor emocional: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico.

É muito raro o marido e a esposa terem a mesma linguagem emocional de amor. Nossa tendência é falarmos nossa linguagem do amor primária e ficarmos confusos quando o cônjuge não entende o que estamos comunicando. Expressamos amor, mas a mensagem não cumpre seu propósito porque, para o cônjuge, falamos uma linguagem estranha. Aí está o problema fundamental, e nosso propósito é oferecer uma solução. 

Assim que você identificar e aprender a falar a linguagem do amor primária de seu cônjuge, creio que terá descoberto a chave para um casamento duradouro e amoroso.  

Adaptado de Gary Chapman, As 5 linguagens do amor, 3ª edição

Compartilhar: