Controlando o Stress no vestibular

Controlando o Stress no vestibular

 Por Myrna E. C. Coelho Matos – Psicóloga Clínica e coordenadora do IACEP-Ribeirão Preto

Os vestibulares marcam uma difícil fase de nossas vidas. Aqueles que já passaram por esta estressante etapa de provas não costumam ter saudades, enquanto muitos que ainda estão lutando por uma vaga na universidade não veem a hora desta etapa de suas vidas passar. Mas por que o vestibular é tão estressante na vida de um jovem, tornando-se para alguns um período de verdadeira provação psicológica?

Para responder esta pergunta, muitos fatores precisam ser levados em conta. Neste texto, discutiremos apenas uma pequena parte dos estressores relacionados ao vestibular e que se apresentam contextualizados num período no qual o adolescente é compelido a definir rumos importantes para o seu futuro pessoal e profissional. O processo do vestibular envolve, antes de mais nada, a difícil escolha de uma profissão, como também a tomada de decisões a respeito das universidades e das cidades onde se poderá viver e estudar, definindo aspectos valiosíssimos dos próximos cinco ou seis anos de vida daquele que aspira a um determinado curso superior.

Paralelo a isso, o vestibulando tem, normalmente, sua rotina construída em função dessa preparação para o vestibular, envolvendo horas estafantes de estudos e gastos financeiros envolvidos na preparação em cursinhos pré-vestibulares, nas inscrições nos exames e nas viagens para realização das provas. Também não podemos esquecer que o vestibular envolve um processo competitivo, no qual o resultado não depende apenas do desempenho individual do estudante, mas também do desempenho dos outros candidatos.

Para ajudar o jovem que vive esta difícil etapa de sua vida, deixo aqui algumas reflexões e dicas que poderão minimizar suas ansiedades, principalmente quando estas se relacionarem ao desiquilíbrio na rotina de vida e às autoexigências excessivas. Em primeiro lugar, o vestibulando precisa lembrar que, para chegar com vigor físico e psicológico para realização das provas, é necessário, antes de mais nada, que a agenda do estudante seja organizada, dividindo seu tempo em estudos, lazer e atividades físicas, de forma que possa reservar tempo para atividades que dão prazer e que o ajude a se “desligar” do vestibular.

Durante as horas de estudo, é recomendável que haja pequenas pausas e que o jovem possa, nesses intervalos, respirar profundamente e pausadamente, o que o ajudará a se reequilibrar, ao mesmo tempo que contribui para afastar a sensação de fadiga. O estudante precisa se conscientizar de que a reprovação em um vestibular, embora muito frustrante, não significa o fim das coisas, mas um replanejamento de suas ações, lembrando que todo investimento feito em seus estudos não será perdido, pois a sua boa formação e preparo é o que realmente potencializará suas chances profissionais e a realização de seus sonhos. 

Também não pode ser esquecido que o vestibular, na sua essência, continua sendo um processo excludente, classificatório e pontual e que, por isso, está longe de conseguir avaliar corretamente a totalidade das capacidades e qualidades que uma pessoa possui.

Compartilhar: