Conexão Floripa - Ecossistema Empreendedor

Conexão Floripa - Ecossistema Empreendedor

Conexão Floripa

Ilha Empreendedora

Florinópolis foi eleita a cidade com o melhor ecossistema empreendedor do Brasil! Fui até lá para ver isso de perto!

Em estudo feito pela Endeavor em 2014, Florianópolis foi eleita a capital do empreendedorismo e em 2015 ficou em segundo lugar, estando apenas São Paulo à sua frente. O estudo se baseou nos índices a seguir: ambiente regulatório, acesso a capital, mercado, inovação, infraestrutura, capital humano e cultura empreendedora. (Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/como-as-cidades-podem-ajudar-os-empreendedores/)

O destaque da ilha está relacionado ao grande número de pessoas bem qualificadas: 60% dos alunos formandos da cidade estão matriculados em cursos de alta qualidade pelo MEC, a mais alta taxa do estudo no país. Seu maior desafio é que, sendo uma ilha, precisa garantir um mercado consumidor, por isso precisam buscar inovação e se focam em TI para superar esta questão e poder escalar os negócios.

Sobre ecossistemas empreendedores

As análises de ecossistemas empreendedores levam em conta diferentes fatores, pois é complexo entender a maturidade de um cenário deste tipo.

Nesta visita a Florianópolis o principal foco de atenção foram as pessoas, conhecer como é a receptividade a empreendedores externos e abertura para colaboração.

Os locais visitados foram: o centro de inovação, o ACATE, dois espaços de coworking, Impact Hub e S7 Coworking e a universidade federal UFSC. Além disso, foram entrevistados vários empreendedores locais.

ACATE

Trata-se de uma associação de empresas que tem foco em desenvolvimento do setor de TI desde 1986. Os associados podem ter suas sedes no Parque Tecnológico, tais como a incubadora de empresas do SEBRAE, MIDI, o Impact HUB Floripa e o Social Good Brasil.

O espaço é muito completo em relação a infra-estrutura, possui uma grande variedade de empresas instaladas e tem uma vantagem bem interessante de estar próximo á restaurantes e cafés. Em relação a facilidade para chegar ao local, na minha experiência fui de ônibus e não esperei mais do que 5 minutos no ponto de ônibus entre idas e vindas ao espaço em relação do centro da cidade.

Negócios de alto impacto – Impact Hub

Ainda no ACATE, visitei o espaço de coworking, Impact Hub. Victor, membro do espaço, foi quem me recebeu. Super simpático, almocei junto com ele e com uma das fundadoras do espaço, a Gabi. Todos estavam abertos a conversar, trocar ideias e experiência. Foi muito acolhedor! Me senti em casa desde o momento em que pisei lá.

Admiro o movimento global do Impact Hub desde quando o conheci em 2012. Diria que minha vida mudou de rumo quando pisei pela primeira vez na unidade de São Paulo. Sendo assim, é sempre um grande prazer conhecer estes espaços. Passei dois dias inteiros por lá, fazendo contatos, trabalhando e desfrutando de ótimos momentos.

A comunidade Impact Hub é focada em empreendedores de alto impacto social. Um movimento do qual faço parte em Ribeirão Preto e portanto me espelho para trazê-lo para o interior de São Paulo. Trata-se de um senso de propósito e de urgência em resolver problemas relevantes que fazem parte da vida de muitas pessoas, principalmente necessidades básicas humanas e do meio ambiente. Este negócios tem um potencial relevante de transformar rapidamente realidades, pois devido a sua alta escalabilidade, o crescimento do impacto é exponencial.

S7 Coworking

Passando pelas ruas de Floripa me deparei com um coworking bem interessante, o S7. Fiz um tour pelo espaço e me chamou a atenção a área de entrada com um café, mesas na rua e um lounge para os coworkers e visitantes ficarem bem a vontade. Marcelo, proprietário do espaço me contou um pouco de sua trajetória, foi muito receptivo, conversamos por cerca de uma hora e ao final ele me conectou ao André que por coincidência trabalha em uma empresa que tenho muita admiriação, a Benfeitoria, plataforma de mobilização de recursos para projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental, se voce ainda não conhece, veja como são incríveis: https://benfeitoria.com

UFSC

A UFSC é classificada como uma das melhores universidades do país. De todas as pessoas que entrevistei por lá, grande parte eram formados ou estudantes de lá.

Marquei no campus uma entrevista com o Alex, da empresa PodShare. Ele me contou um pouco de sua trajetória empreendedora e como começou a PodShare, empresa de veículos compartilhados. No modelo proposto há pontos onde ficam os carros e o motorista pode retirar o carro e depois deixar onde quiser, caso não retorne ao ponto inicial. O modelo está sendo bem aceito, segundo Alex, que está otimista em relação ao crescimento do negócio que ganha força no cenário da nova economia, onde o compartilhar ganha cada dia mais adeptos.

Ideias finais

No geral, as pessoas foram receptivas em todos locais visitados, facilitando o acesso a elas. Todos compartilharam suas histórias, experiências e estavam abertos a colaborar. O mercado consumidor limitado da ilha não parece ser um desafio quando existe esta abertura a colaboração, o foco em soluções de base tecnológica e inovação. Foram citadas mais dificuldades em relação a burocracia e questões ligadas ao governo e necessidade de captar mais investidores para os projetos.

Próxima parada?

A conexão empreendedora não pára por aí. Acompanhe o blog e fique ligado, estamos de olho para trazer o que há de melhor e mais inovador em todo o mundo.

Compartilhar: