Empreenda sua vida!

Empreenda sua vida!

Olá! Hoje começo essa nossa jornada compartilhada. O objetivo aqui é conectar as pessoas que buscam transformar suas vidas e suas comunidades com o mundo de possibilidades que temos ao nosso alcance, embora muitas vezes passe desapercebido. Empreendedorismo, economia colaborativa, economia criativa, negócios sociais, startups, enfim tudo que gera uma vida mais colaborativa, de mais qualidade e que perdure será nosso assunto por aqui. Para começar então, vamos falar um pouco sobre isso: Empreender

empreender

 verbo

  1. 1transitivo direto. Decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar. "e. uma travessia arriscada"

  2. 2.transitivo direto. Pôr em execução; realizar. 

Ter autonomia, criar algo diferente e com valor, com comprometimento, dedicar tempo, perseverança, assumir riscos financeiros, etc. Há várias formas de se definir o empreendedorismo mas afinal,  empreender seria uma capacidade de alguns ou se seria algo passível de ser aprendido? Bom, talvez nem uma coisa, nem outra. Se a gente parar para observar que enfrentar uma travessia arriscada, ter autonomia, ser perseverante enfim, tudo isso faz parte da própria vida em si. A grande diferença é ter consciência disso ou não. Todas as decisões que tomamos fazem parte de um empreendimento pré-establecido: a vida. Bom, partindo deste princípio, todos somos empreendedores e quem está ciente disso procura tomar as rédeas e guiar a própria vida, quem não está, pode viver com a sensação de não ter escolhas.

No final das contas todos trabalhamos para contribuir com a nossa comunidade e com as facilidades que temos hoje isso pode se dar de forma global. Nesse mundo onde a tecnologia evolui tão rapidamente, tudo é tão conectado, os jovens se sentem capazes de fazer muito mais pelo meio em que vivem. É por isso que cada vez mais eles querem trabalhar em algo no qual sejam felizes, querem contribuir com algo que gostem e de forma que impactem mais pessoas, seja para resolver um problema social ou seja para contribuir para avanços e melhorias para a vida em sociedade.

Empreender não é necessariamente abrir um negócio mas, ter essa consciência de poder contribuir para o meio em que se vive. Trabalhando dentro de uma empresa existem os chamados intra-empreendedores que seriam aqueles que observam os problemas e propõem melhorias, pequisam e tentam contribuir para que os processos sejam mais eficientes e evoluam.

Por fim, empreender pode ser visto como um estado de espírito, uma consciência de que para viver em sociedade iremos contribuir de alguma forma, com nosso trabalho, com nosso conhecimento. Se vamos fazer isso com algo que gostamos ou não, se vamos tentar ser mais ou menos eficientes ou impactar mais ou menos pessoas, é mais uma questão de escolha.

Compartilhar: