Sobre o meu Trabalho

Sobre o meu Trabalho

Pessoas, tudo bem?

Hoje gostaria de contar para vocês um pouco do meu trabalho.

Atualmente, realizo atendimento como Psicóloga Clínica em Psicoterapia Individual, Psicopedagogia Clínica e Orientação Profissional.

Em linhas gerais, falarei um pouco estas áreas:

Psicoterapia Individual: Utilizo a abordagem psicanalítica, técnica terapêutica constituída por Sigmund Freud como teoria do funcionamento psíquico. Para isso, utilizamos a técnica de associação livre, ou seja, o paciente pode pensar livremente sobre aspectos emocionais e cognitivos durante a sessão de psicoterapia, e, junto ao terapeuta, buscar mecanismos e novos sentidos para o sofrimento. Neste espaço, há sigilo de todos os assuntos tratados.

Com crianças o trabalho é com ludo terapia, por meio do brincar, a criança traz fantasias e demonstra o que não é possível, ainda, expressar em palavras. Utilizam-se jogos, brincadeiras e desenhos neste processo.

Orientação Profissional: Percebemos o quanto é difícil para os jovens realizarem uma escolha de profissão e vida tão cedo, e por isso a Orientação Profissional pode ter grande valia neste processo.

A Orientação Profissional é um campo de atuação que lida, fundamentalmente, com o processo de escolha da profissão.

Podemos realizar aplicação de testes psicológicos que podem auxiliar nesta escolha, além de exercícios e técnicas específicas para aprofundamento quanto ao autoconhecimento, conhecimento da realidade do mundo do trabalho e do mercado das profissões.

Psicopedagogia Clínica: Grande parte dos problemas na clínica refere-se a questões ligadas à educação, trazidas como dificuldades de aprendizagem, e a psicopedagogia pode atuar neste sentido.

Durante as sessões, podem ser realizados diagnósticos, orientações, e investigações de problemas, além de pensar em adequações e possibilidades para propor um processo diferente de aprendizagem.

São utilizados diversos recursos como: dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos, projetos, exercícios para auxiliar a criança em construir uma maneira diferente de lidar com estas questões escolares.

Me coloco à disposição, e deixo uma frase que acredito ter a ver com o processo terapêutico:

Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento. - Abraham Maslow

Dá medo, mas vale muito a pena =).

Obrigada!

Contato: [email protected]

 

 

 

Compartilhar: