22 de abril

22 de abril

 

   Você sabe o que o Brasil comemora no dia  22 de abril! Dia da sua  descoberta!

   Como deve ter ficado contente o português Pedro Álvaro Cabral! Como, o eufórico escrivão da esquadra Pero Vaz de Caminha! Como  devem ter ficado alegres os tripulantes das caravelas tocadas pelo vento, quando aqui aportaram  após dias e dias viajando  por um mar desconhecido! A realidade do desconhecido fazia sombra ao sonho de todos que faziam  a viagem fantástica em direção ao desconhecido!

  "Terra à vista"! Gritou o marinheiro que observava o mar  lá de cima do mastro ao ver um monte  no meio do oceano! O monte que imediatamente recebeu o nome de Monte Pascoal porque estavam nos dias da Páscoa!  "Terra à vista" gritaram os tripulantes após alguns minutos de navegação!

  Que curiosidade manifestaram os donos da terra ao verem aquelas caravelas enormes boiando sobre as águas do oceano límpido, que equivaliam a mais de cem pirogas que eles usavam  nas suas pequenas viagens pelas águas do litoral!

  Pois é! Quanta alegria! Quanta manifestação! Quanta troca de presentes!

  Após o descobrimento, milhares de pessoas de todo o mundo  passaram a residir neste país continente! Grandes minas de ouro foram encontradas pelos bandeirantes! Grandes explorações de outros minérios  foram sendo efetuadas nesta "terra abençoada por Deus"!  Chegaram a dizer que o próprio Deus era brasileiro! Claro que Deus ficou sabendo sobre essa brincadeira! Será que acreditou? Com certeza viu que quem falava não tinha certeza de nada! Começou, entretanto  a desconfiar das afirmativas de alguns que queriam ser mais do que Ele!  Como Deus costuma deixar o homem fazer o seu próprio caminho, assim o fez! As afirmativas eram ilusórias! O povo semianalfabeto, entretanto  acreditava nelas, mas os mais espertos começaram a aproveitarem-se delas!

   O tempo foi passando.  Outra frase   apareceu:  "o Brasil é a terra do futuro!" Não permaneceu por muito tempo porque o futuro parecia estar muito longe! Os semianalfabetos  continuaram ignorantes e os espertos começaram a ficar ricos! Alguns  tornaram-se políticos!

    Claro que o país deveria combater o analfabetismo! Claro que o país precisava dos ricos e dos políticos, mas o combate ao analfabetismo caminhou a passos lentos e a esperteza dos ricos e dos políticos começou a entrar na fase  de um novo ditado: "lucra mais  quem leva maior vantagem"! Esse ditado infelizmente passou a ser adotado por grande quantidade de pessoas do nosso país. Hoje, pessoas simples e pobres ou sofisticadas e ricas gostam de levar vantagem.

    A mídia fala frequentemente sobre a corrupção dos milionários, mas a mania de levar vantagem em quase tudo e com quase todos, não se restringe apenas aos milionários e políticos! Nós, pessoas comuns do povo, bombardeados pela altíssima corrupção que invadiu o país, muitas vezes não percebemos a exploração exagerada  no comércio e na prestação de serviços. Pare um pouco para pensar! A terrível corrupção das grandes empresas e de alguns políticos disseminou-se entre a população. Claro que  nem todas as pessoas  se contaminaram com a corrupção, mas  parte da população a adotou.

  22 de abril nos faz lembrar com tristeza  da trajetória do Brasil e do povo brasileiro.

  Será que algum dia poderemos realmente nos orgulhar de ter nascido neste país maravilhoso, mas que no momento sofre desse terrível mal chamado corrupção?

 

 

 

 

 

Compartilhar: