Carnaval...

Carnaval...

A festa do carnaval foi, é e sempre será pagã. Apareceu muito antes de Cristo e nunca teve leis rígidas para serem seguidas. Cada historiador relata fatos em relação à origem do carnaval.

  A palavra carnaval deriva das palavras latinas carnis levari, que significa retirar a carne. Isto pode estar relacionado com o jejum da carne durante a quaresma ou com a abstinência dos prazeres sexuais durante essa época. Em relação às fantasias lembra-nos a História que na Babilônia  no dia de carnaval  um prisioneiro era retirado da prisão e enfeitado com roupas parecidas com as do rei e poderia dormir com a esposa naquela noite. Esse prisioneiro era enforcado ou empalado no outro dia.

Podemos interpretar que a fantasia com a roupa do rei e a relação íntima com a mulher vingou com força total. Hoje, no Brasil e em muitos países do mundo, gastam-se milhões de dólares em fantasias. Quanto ao sexo, no Brasil, parece estar liberado nessa festa. Milhares de estupros concedidos ou não, são praticados durante o carnaval. Quanto à morte, não temos o costume de enforcar ou empalar  prisioneiro, mas, em compensação, milhares de pessoas morrem por armas de fogo, armas brancas  e nas estradas brasileiras. É uma verdadeira tragédia.  Além disso, apesar de se ouvir que o país está em crise econômica, não se constata isso durante o carnaval. Milhões e milhões de reais são gastos  para sustentar os blocos e as escolas de samba por todo o país. Rio de Janeiro é o estado comandante dos gastos com escolas de samba! Durante todo o ano de 2017 constatamos a falta de recursos para fazer o pagamento dos salários dos funcionários públicos, a falta de hospitais, de postos de saúde, creches, prontos-socorros. Já li nos jornais que o que o estado e a prefeitura gastam para promover a festa de carnaval  é largamente compensada pelos hotéis e restaurantes da cidade! Argumento ridículo que poderia ser considerado cômico se não fosse trágico! Os hotéis e restaurantes esbanjam dinheiro, mas o que pensar dos atendimentos nos hospitais e postos de saúde? O que pensar das mães pobres que não têm creches para deixar suas crianças para poderem trabalhar? É incrível este país, não é?

   Um fato que nem todos sabem! A festa de carnaval não está relacionada  na lei federal 10607/202, sobre feriados! As festas relatadas nesta lei  são:  1º de janeiro, sexta-feira da paixão, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. É bom lembrar que estes feriados são somente de um dia! Quero  informá-los, entretanto que estados e municípios podem promulgar  leis semelhantes!

Compartilhar: