Começo, meio....Feliz 2016

Começo, meio....Feliz 2016

 

Na vida nada permanece infinitamente! Nem a felicidade, nem a desgraça! Tudo é passageiro!  Ensina-nos a química que na natureza nada se cria, tudo se transforma! A geologia nos diz que até as grandes rochas, por maiores e mais duras que sejam, sofrem a erosão dos ventos, das chuvas, dos raios e das tempestades e acabam por se modificar!  A geografia nos relata que o continente africano e o americano formavam um único corpo! Hoje estão bem separados! Até a mente muda: a cada idade temos sonhos diferentes e para não mudar a regra, em certa idade até os sonhos fenecem!

   A vida dos seres humanos aparece, cresce e desaparece! Parece um poema? Talvez uma peça de teatro? Bem! Depende da fase em que estejamos vivendo! Poema lírico, peça de comédia na infância, poema realista, peça da vida real na média idade e poema trágico, peça de tragédia na velhice. Do ponto de vista prático a vida dá-nos a ilusão de que vivemos melhor hoje do que há 50 anos! Será isso verdade? Que estamos vivendo mais, graças aos avanços da medicina, não há dúvida! Estamos, entretanto, vivendo melhor? É fato que o  prolongamento da vida trouxe felicidade para alguns, mas trouxe o prolongamento do sofrimento para outros! Vale a pena vivermos em estado vegetativo como muitos de nossos conhecidos vivem? Vale a pena vivermos economizando até as raízes das unhas pensando num futuro reconfortador?

   Chegamos ao fim de 2015! Aguardamos com incerteza e  ansiedade o ano de 2016.     Alguém mais otimista poderá falar que a esperança é a última que morre! Onde anda a esperança do povo brasileiro? Coitado do povo, coitada da esperança! Ela que voava sobre nossos pensamentos como um condor, hoje, quando a vislumbramos, ela passa longe de nós, anda com dificuldade como  um pequeno pássaro ferido que tenta  esconder-se para não ser visto. 

Estamos em fim de ano e esta é uma época em que devemos ter novas esperanças!  Precisamos ter novas porque as velhas desapareceram! Apesar de tudo não devemos nos desanimar! Nada deve resistir à vontade de um povo trabalhador que tem vontade de  novamente ser feliz!

  Vou apresentar-lhes um pequeno poema para tentar animar os corações  desanimados, que tiveram os sonhos perdidos.

 

                                      Vamos caminhar...

 

Até que enfim  o ano chegou ao fim...

Pedaladas, tropeços, quedas de uns,

de outros, alguma elevação,

assim foi o ano da enganação...

Verdades? Mentiras?

Quem ousa desmenti-las?

Brigar? Para que brigar

se as coisas não mudam de lugar?

 

Fim de ano! Época de alegria!

Hoje pensar assim

é  praticar a ironia!

Se tudo foi piorado

por que "chorar

sobre o leite derramado"?

 

Vamos caminhar juntos!

Ninguém deve caminhar sozinho!

Vamos em frente!

Teremos longo  caminho!

O Ano Novo chega  de mau humor,

com cara de triste!

Vamos tentar alegrá-lo!

Contra a alegria, nada resiste!

Não devemos chorar,

não devemos reclamar!

Os caminhos estão abertos!

Vamos  juntos caminhar...

 

Compartilhar: