Como surgem os líderes

Como surgem os líderes

         O mundo sente a falta de líderes desde a antiguidade. Todos os países, sem exceção, sentem essa  falta. É um mal generalizado. No Brasil, podemos contá-los nos dedos de uma mão. Por que será que isso acontece? Muitas perguntas poderão ser feitas para se tentar descobrir por que isso acontece, mas poucas respostas poderão ser dadas. Se formos estudar a vida dos grandes líderes da humanidade, poderemos nos decepcionar por não encontrar nada de especial. Seriam os líderes, pessoas especiais de rara inteligência? Teriam uma cultura e sabedoria privilegiada? Seriam pessoas muito ricas, que não tendo no que gastar a sua fortuna, a usariam para conquistar pessoas? Seriam pessoas muito pobres e sabidas que usariam a ingenuidade dos companheiros de infortúnio para subirem na vida, usando-os como degraus de uma escada? Seriam pessoas espertas e desonestas, que tudo fariam em seu próprio benefício, não se importando com o bem estar dos outros? Teriam, essas pessoas uma gama de amigos bajuladores que, vendo nela a capacidade de liderança, investiriam nela, para usufruírem os futuros benefícios? Seriam pessoas muito trabalhadoras, que com o seu trabalho conquistariam as demais? Seriam pessoas excepcionais que nasceram com um QI maior do que  o dos  outros e aproveitariam essa qualidade para despontarem no mundo? Filhos de líderes nasceriam líderes? O trabalho ferrenho de uma pessoa a transformaria em líder?  Não fazer nada, deixar a água correr, deitar numa rede e contar com a ingenuidade dos outros e com a sorte, para se tornar um líder? Rezar e contar com a ajuda dos deuses do Olimpo?

          Como vemos, são muitas as perguntas que poderemos fazer para tentar descobrir o segredo da liderança. Se as perguntas são muitas, as respostas são poucas e de difícil credulidade. Se compararmos os raros líderes mundiais, veremos que todos têm qualidades e defeitos, em maior ou  menor proporção, embora com características individuais. Se nos aprofundarmos mais na pesquisa, vamos verificar que, para ser líder, não  se precisa de todas as qualidades acima citadas, certamente ficaremos surpreendidos pela conclusão de que não precisaremos de nenhuma delas. Se formos em frente nas pesquisas vamos ver que os líderes se diferenciam conforme o estilo de vida e a atividade que exercem ou exerceram! ! Há lideranças nos mais variados estilos de vida e de atividades da vida!

Se estudarmos a vida dos que existiram, porque atualmente já conhecemos quase tudo dos supostos líderes atuais, vamos verificar que foram pessoas de origem humilde que aos poucos foram subindo gradativamente até chegarem ao cume da liderança. Vamos verificar também que tiveram vida gloriosa, mas sacrificada!  No Brasil poderíamos citar Tiradentes, Getúlio Vargas, Juscelino, Airton Sena. Podemos considerá-los  como os quatro maiores líderes brasileiros. Interessante notar que os quatro  tiveram morte trágica! No mundo, podemos citar Mahatma Gandhi, Lincoln,  Hitler e  Kennedy! Todos tiveram morte trágica!  Em geral as lideranças são  construídas com muita esperteza, perseverança, trabalho, alguns golpes contra a sociedade,  ajuda humana de pessoas de boa ou má intenção ou ajuda  divina! 

Todos deixaram seu nome gravado na História, alguns por   mérito outros,  por desmerecimento!

 

 

 

Compartilhar: