Cuidados com a postura

Cuidados com a postura

             Os problemas relacionados à má postura afetam quase todas as pessoas do mundo indistintamente. Não importa o desenvolvimento físico, intelectual ou financeiro da pessoa ou o país em que ela habita. Não importa também o tipo de trabalho que ela pratica. Muitas vezes se pensa que somente o trabalho braçal e pesado pode alterar a nossa postura, principalmente a da nossa coluna. Ledo engano, muitas vezes o trabalho leve à frente do computador depois de muitas horas prejudica tanto ou mais do que um trabalho pesado exercido em boa postura com a devida proteção.

           Quero dizer que sempre fui um entusiasta da consulta dialogada. Sempre conversei e converso muito com meus clientes durante a consulta. Não perdi a mania de ouvir e anotar a história da moléstia atual a conhecida HMA que os médicos e enfermeiros bem conhecem. Como ortopedista, nunca me esqueci de observar a postura dos pacientes. Desde o início de minha carreira há mais de 40 anos conservo um grande espelho em minha sala de consultas para ver o paciente de frente e de costas. Aproveito para mostrar ao paciente os seus desvios de coluna, o geno-valgus, o geno-varus, os pés planos e outros defeitos que por acaso ele possa apresentar. Faço isso de rotina em todas as consultas.

            Querendo passar isto para frente resolvi deixar por escrito para colegas ortopedistas, fisioterapeutas, outros especialistas da saúde e para o público em geral, o que faço e o que penso sobre a postura.

            A razão de escrever este livro é, portanto de ordem pessoal e coletiva. Pessoal, porque há muitos anos venho tratando de pessoas com problemas de postura, associados a deformidades de coluna vertebral e de membros. Senti a necessidade de passar o meu conhecimento para outras pessoas que não sejam meus pacientes. Coletiva, porque sinto que a população tem sede de saber sobre os defeitos de postura e não tem muitas fontes de informação onde a teoria e a prática se irmanem com simplicidade para o bom entendimento.

           Ao longo de muitos anos, venho ministrando rápidas “aulas particulares” sobre postura para cada paciente que passa pelo meu consultório. Percebi que isto trazia grandes benefícios aos pacientes, e que eu poderia fazer  mais escrevendo o livro.

            Neste livro, você vai ver muito do que faço nas consultas do dia a dia.

            Posso dizer que o livro  "VOCÊ TEM BOA POSTURA?" é a síntese do trabalho que durante anos venho desenvolvendo, aprendendo e ensinando as maneiras para as pessoas se sentirem bem, quando têm ou não,  desvios de postura.

            Como você vai ver ao ler este livro, cada capítulo trata de um assunto específico relacionado à postura. Você não terá necessidade de ler todos os capítulos para ter a noção completa do problema que o aflige ou a alguém de sua família.

            Embora trate de matéria relacionada à medicina, e eventualmente eu use algum termo médico, o livro é escrito de maneira fácil e acessível. Quando você achar um termo médico, vai ver entre parênteses a explicação correspondente.

            Não  se trata de um livro científico que tenha a pretensão de ensinar medicina para médicos e fisioterapeutas, embora estes colegas possam aproveitar parte da minha experiência adquirida no tratamento de pacientes com  desvios de postura. Nele, vamos verificar que muitas coisas difundidas teoricamente pela população, e excepcionalmente no meio médico,  recebem outra conotação na prática.

            A boa postura pode ser confundida com aquele relaxamento total que se dá ao corpo ao chegar a casa no fim de um dia de trabalho intenso e  ao jogar-se sobre o sofá. Já ouvi um paciente falar que este é o momento de relaxamento total, em que o espírito fica em paz consigo mesmo. Na verdade, a boa postura é aquela em que o corpo está em paz consigo mesmo. Corpo em má postura, e  com dor, atrapalha o espírito e a paz. Para que o espírito tenha paz, o corpo tem que estar em boa postura, para que, consequentemente, não haja dor.

            Muito provavelmente você vai começar a ler o livro com uma postura errada e sentindo alguma dor, e terminará de lê-lo com uma ótima postura e livre  das dores de rotina.  Desejo-lhe leitura agradável, boa postura, muita paz e nenhuma dor!

          Acredite, sem boa postura não há boa saúde. Costumo dizer aos meus pacientes que ter boa postura é meio caminho andado para o sucesso!

         Durma na posição correta, sente-se na posição adequada, trabalhe na posição ergonômica (posição correta para o trabalho). Com certeza você será mais feliz!

 

 

 

                                                                      

 

 

Compartilhar: