Hoje é 7 de setembro!

Hoje é 7 de setembro!

 

     Hoje é dia 7 de setembro de 2019! Dia do aniversário da proclamação da independência do Brasil!  Digo aniversário porque tenho a impressão de que o grito da proclamação da nossa independência que foi dado com muito entusiasmo,   ficou para trás, perdeu-se no tempo! Como se costuma dizer, "ficou na lembrança"!  Perdeu a força, envelheceu? Parece que sim!

     O 7 de setembro foi um grande dia quando  D. Pedro I ao sacar a espada  gritou "Independência ou morte"!  A frase famosa ecoou pelo ar e trouxe grande alegria para as pessoas que acompanhavam o imperador! Dia memorável!  O Brasil ficaria livre do jugo português! O Brasil, daquele dia em diante, pertenceria aos brasileiros!  Fato fantástico!

    Os anos passaram, os brasileiros continuaram  a comemorar o "Dia da Independência"! Desfiles! Discursos! Promessas dos  governantes!

    A cada ano os brasileiros vêm tentando  acreditar que o Brasil está realmente  libertado! Ilusão?  O brasileiro está realmente livre?  O país e o povo mudaram o  modo de viver depois de 1822?  Hoje, a quase 200 anos , sentimos na pele a sensação de estarmos livres, ou temos, na verdade, a sensação de que alguma coisa ainda nos prende, nos amarra, nos sufoca? Podemos bater a mão no peito ou dar um soco no ar e dizer: eu estou livre, a minha família está,  o meu vizinho está, o meu pais,  verdadeiramente,  está livre?  Temos trabalho para todos, estudos, assistência médica,  meios de diversão para todos, ou estamos vivendo, não sob o jugo de Portugal, mas sob o jugo do nosso imenso e "pobre rico" pais?

   A vida dos brasileiros de hoje faz-nos lembrar dos tempos antigos quando os nobres viviam em castas e o povo ignorante trabalhava e pagava caros impostos para sustentar as castas  milionárias dos reis, dos príncipes  e de tantos outros nobres que  viviam em seus castelos à custa do pobre povo trabalhador! Lembram-se do quinto, aqui no Brasil? Um quinto do ouro extraído  das minas brasileiras era destinado aos cofres de Portugal!  Hoje, pagamos  um quinto ou deixamos para os cofres públicos a metade do que ganhamos?  Não sou revolucionário, não vou acusar este ou aquele governante, este o aquele político,  industrial, empresário! Tenho a impressão de que não foi este ou aquele, mas o pensamento de muitos que foram, com o passar do tempo, tornando-se donos do país! A ambição foi tomando conta das obrigações dos governantes e a corrupção cresceu! A falta de moral, o comportamento anormal, a gana pelo poder e pelo dinheiro  fez com que o Brasil se desviasse do caminho  natural da história que aparentemente foi traçado no dia 7 de setembro de 1822!

    O famoso grito do Ipiranga foi esquecido! Hoje, ouve-se o grito da angústia!

    Felizmente, parece-nos que uma nova luz está tremulando no  horizonte! Autoridades nos dizem que o país precisa voltar ao caminho da honestidade e da razão! Trabalham para isso! Vamos torcer para que isso aconteça!

    Avante Brasil!  Viva o Dia da Independência do Brasil! Que este dia seja o marco para a arrancada  do futuro!

    O brasileiro é trabalhador! Vamos continuar, cada um no seu trabalho,  a instigar a moral e a razão! O Brasil precisa que os homens de boa fé  continuem a trabalhar por ele para que possa atingir a verdadeira  libertação nacional ! Viva o Brasil!

 

 

Compartilhar: