O professor

O professor

 

O professor  foi, é e sempre será o sustentáculo intelectual da humanidade! Os gregos foram os grandes descobridores desse fato quando inventaram as Academias, fontes de sabedoria para os gregos e depois para o mundo!  A sabedoria imana do professor como o amor imana da pessoa amada! A relação aluno-professor  é  maior do que a  entre amigos, é praticamente uma relação de amor!  O professor é o formador de pessoas! É ele quem forma o médico, o dentista, o engenheiro, o advogado, o metalúrgico, o guarda de trânsito, o motorista do ônibus e do caminhão, enfim, é ele que forma as pessoas que dirigem o mundo!

   Para ser bom professor não basta ter o diploma de mestre! Antes de tudo , ele deve ter sido um bom aluno e ter aptidão para ensinar!  O bom professor não é aquele que tem mil títulos e não sai da cátedra para falar com seus alunos! O bom professor é aquele que senta ao lado do aluno e transmite-lhe com carinho o conhecimento que se faz necessário naquele momento!

Não adianta o professor ser um grande pesquisador se ele não tiver a capacidade de ensinar o que sabe para os seus alunos!  Ele não tem somente a obrigação de estudar! Ele tem de saber educar!  A educação inclui o comportamento dentro e fora da escola, na presença ou na ausência do professor!  Ele tem de receber o aluno que sai dos mais variados berços e tentar levar a todos pelo melhor caminho da cultura e da educação. Ele passa a fazer parte da família de cada aluno! Passa a ser a segunda família do aluno!   Infelizmente parece que o século XX foi  auge da valorização do professor e da professora!  Como era importante ser professor  naquele século no qual a maior parte dos viventes ainda está presente!  Em meados desse século, em geral, os estudantes  masculinos queriam ser médicos, engenheiros e advogados. As estudantes queriam ser professoras! E como era bom ter uma professora dentro de casa ou em  nosso relacionamento! Como as professorinhas recém-formadas eram queridas  pelas famílias  e pelos aluninhos que faziam delas o seu primeiro amor!

Ao escrever esta crônica lembrei-me daquela  composição musical de Ataulfo Alves, Meus Tempos de criança  que fez muito sucesso na época! “Que saudade da professorinha, que me ensinou o beabá. Onde andará Mariazinha?  Meu primeiro amor, onde andará?”  Lembram-se dessa música? Ela foi dedicada às professorinhas!  Muitos meninos a cantavam na época,  alguns anos mais tarde e muitos continuam  a cantá-la até hoje! Que saudade!

      Muitas das professorinhas iam trabalhar nas fazendas, nas empobrecidas escolas rurais. A maioria morava na casa do fazendeiro! Algumas se casaram com um dos filhos desses fazendeiros! Outras iam lecionar nos chamados Grupos Escolares, onde as  gerações  de 40, 50, 60 estudaram  ! Eu fui  dos alunos dessas gerações!

      O tempo passou! As escolas rurais e os grupos escolares passaram e as professorinhas que  despertaram tanta paixão nos pequenos alunos da época, também se foram!  Onde estão as professoras atuais? Onde estão as lindas professorinhas que despertaram tanta paixão?  Infelizmente estão envelhecidas, atropeladas pelas 40 aulas semanais, ganhando um salário inconcebível e degradante!  Não têm tempo de se arrumar, de preparar as aulas, de estudar  porque o salário mal dá para  a sua sobrevivência.]! Não têm tempo de envelhecer condignamente!

    Apesar da chamada evolução dos tempos, no Brasil o professor foi desvalorizado!  Entre os jovens, poucos são os que querem seguir a carreira de professor, principalmente aqueles que têm  um professor na família. Nos grandes países o professor é  uma das profissões mais valorizadas do mundo! No Brasil ocorre exatamente ao contrário! Será que os maus políticos têm medo de governar um país instruído de gente competente e desafiadora?

Você sabe o significado, a origem da palavra professor?  É uma palavra que vem de profiteri, palavra do latim, que significa fazer declaração pública, esclarecer abertamente, falar antes de todos!  Pro: à frente, antes de), fari: falar.

   Professor! Vamos falar antes de todos para todo o país? Vamos gritar por  seus direitos? Não deixe para depois! Você é pro! Saia na frente!

 

 

         

Compartilhar: