Palavras de um cão

Palavras de um cão

 

  Tenho um dono que é o meu fiel companheiro, meu mordomo, meu  escudeiro! Tenho muita consideração por ele!

  Caminha comigo, obedientemente, ao alvorecer, pelas ruas repletas de árvores e de jardins que muitas vezes se emendam à frente das residências!

  Saímos cedo!  Os raios do sol nascente começam a penetrar pelos galhos das árvores e vêm brilhar nos nossos olhos, em todas as manhãs!

  Admiramos as borboletas voam de flor em flor, competindo com os beija-flores, na desesperada revoada para sugar o néctar das flores, recentemente fabricado durante a madrugada! Ouvimos os bem-te-vis, que  no alto dos ramos das árvores mais altas, esbravejam e batem as asas como se estivessem a preparar a luta contra os insetos e os pequenos peixes que nadam ao sol no pequeno lago da praça!

  Caminhamos! O sereno fabricado pela fábrica mágica da noite começa a escorrer pelas folhas das árvores e das pétalas das flores dos jardins!

  Meu mordomo escudeiro conversa  comigo durante a nossa caminhada! Tal como eu, ele gosta do amanhecer! Tal como eu, gosta de caminhar! Acompanha-me sem reclamar! De quando em vez, para diante de uma bela flor e dirige-lhe palavras elogiosas, quase uma poesia, como costuma falar comigo!

  Não se irrita quando algum cão enorme  passa por nós e eu finjo-me de valentão e dou latidos grossos e forçados para camuflar o meu tamanho e amedrontar o meu oponente! Faço isso porque sei  que meu fiel mordomo escudeiro me protegerá se o outro tentar revidar a ofensa!

  Quando quero fazer uma corrida, dou-lhe um pequeno sinal e ele obedece-me sem nenhuma reclamação e corre comigo! Quando quero parar, ele para comigo!

  Quando cruzo com uma cadelinha bonitinha e quero cheirar-lhe o nariz, ele não faz questão de parar e fazer alguns elogios a mim e à cadelinha recém-chegada! Ele entende perfeitamente a minha atração pelo narizinho úmido das cadelinhas que passam por nós! Elas têm, como eu, suas escudeiras!

  Como eu gosto de me encontrar com as cadelinhas! Igualmente ele gosta de se encontrar com as mordomas escudeiras delas! Bate um papo comprido com as colegas de trabalho dele, enquanto meu focinho conversa com o da cadelinha que encontramos! É uma felicidade para nós dois!

 Quando, ao passar por uma praça, senta-se e solta-me para visitá-la com os detalhes que somente o meu focinho acurado sabe apreciar!

  Ele é  o meu grande mordomo e companheiro! Nas subidas ele me puxa, para economizar a força das minhas pernas! Nas descidas ele deixa me esbaldar, fingindo-se que sou muito melhor que ele! Na verdade, sou mesmo, mas creio que a nossa amizade é mais importante que tudo e não nos importamos com conjecturas de saber qual dos dois é mais importante!

  A nossa caminhada dura cerca de 30 minutos, mas, para mim vale por 24 horas!

  Quando chegamos  em casa, corro para o quintal, onde vou beber a água fresquinha que me espera. Ela fora colocada, antes de sairmos,  por ele, que não se esquece de suas obrigações diárias em relação a mim! 

À noite, chego a sonhar com as nossas caminhadas e com os narizinhos úmidos das cadelinhas que encontramos pelas ruas!

Que felicidade ter um mordomo  escudeiro  como eu tenho! 

Compartilhar: